Núcleo de Acervo Institucional e Documental da Fundação CASA recebe visita de equipe do Arquivo Público do Estado

Durante a visita, representantes acompanharam os trabalhos realizados no NAID e conheceram a estrutura do local

O Núcleo de Acervo Institucional e Documental (NAID) da Fundação CASA recebeu nesta terça-feira (06/02) a visita de uma equipe do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP).

A iniciativa teve como objetivo apresentar o setor, mostrar os trabalhos de digitalização e arquivamento realizados no local e debater questões como a possibilidade de novas parcerias.

O APESP foi representado pelo diretor do Núcleo de Processamento Técnico, Jaquis Nascimento Greter, pelo diretor do Núcleo de Registro e Empréstimo, Ribeiro Salles, pelo diretor do Centro de Gestão Documental, Alexandre Bianchi e pelos diretores técnicos, Edson de Souza Cavalcante e Caroline Salles

No local, os visitantes foram acompanhados pelo assessor da presidência da Fundação CASA, Leandro Timossi de Almeida, pela presidente da CADA, Danielle Almeida da Silva, ambos da Assessoria de Inteligência Organizacional (AIO) e pelo gerente administrativo do NAID, Vinicius Guimarães.

Durante a visita, os representes do APESP puderam conferir as ferramentas e tecnologias utilizadas para gerenciar o acervo de maneira eficiente, incluindo procedimentos da gestão documental e os investimentos em estrutura física e recursos humanos.

O grupo também visitou o laboratório de digitalização de prontuários dos adolescentes, sendo que a Fundação CASA é uma das pioneiras nessa digitalização, por conta do uso de recursos próprios e de servidores capacitados na execução das atividades.

Outro ponto debatido foi o Acordo de Cooperação Técnica entre as Instituições. A parceria teve início que em 2013 e atualmente está em sua segunda fase, que corresponde ao processo de indexação de 300.000 prontuários. A primeira fase envolveu o serviço de organização dos prontuários físicos entre os anos de 1925 e 1989.

Por fim, foi discutida a possibilidade de se estabelecer uma nova parceira, desta vez para a realização de uma exposição de fotografias, com intuito de retratar parte da memória da Fundação CASA.

De acordo com o assessor da presidência, Leandro Timossi de Almeida, a visita foi muito positiva. “Ficamos honrados com presença dos representantes do Arquivo Público do Estado, a qual proporcionou nova troca de conhecimento e a demonstração do trabalho que temos feito para a preservação da memória da Fundação CASA”, destacou.

Sobre o NAID

O NAID é responsável por coletar e tratar as informações referentes aos adolescentes desde sua entrada até a desinternação. Atualmente, o órgão arquiva mais de 660 mil prontuários de adolescentes.

O núcleo também desenvolve atividades voltadas à digitalização, identificação, coleta e preservação de acervos de natureza arquivística, fomentando, oferecendo subsídios à pesquisa de iniciação científica.