Jovens internados na Fundação CASA em São José dos Campos ingressam no Programa Agente Cidadão

Ambos com 18 anos, jovens do CASA Tamoios começam a atuar na segunda quinzena de agosto no programa da prefeitura

Dois jovens de 18 anos internados no CASA Tamoios, centro de internação da Fundação CASA na cidade de São José dos Campos, ingressaram nesta semana no Agente Cidadão, programa da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), de São José dos Campos, voltado ao desenvolvimento profissional de jovens com idades entre 16 e 19 anos. A Fundhas é mantida pela prefeitura de São José dos Campos.

Os jovens, moradores do município, assinaram o contrato na última segunda-feira (31/07) e devem começar as atividades no dia 17 de agosto, quando passarão por acolhimento e capacitação do Programa. Desde fevereiro deste ano, são quatro adolescentes internados na Fundação no Vale do Paraíba que conseguiram ingresso no programa da Fundas.

A partir do dia 21 de agosto, ainda em internação, eles trabalharão na área administrativa do Centro da Juventude, vinculado à Secretaria Municipal de Esporte e Qualidade de Vida.

O programa prevê jornada de cinco dias, sendo que em quatro deles os adolescentes se dedicarão ao trabalho no Centro da Juventude, enquanto o quinto será para se capacitar em curso on-line na área administrativa.

Os jovens receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 400,00, sendo que, caso o Poder Judiciário decida pela desinternação no período, também receberão vale-transporte. Durante a internação no CASA Tamoios, com autorização judicial, a equipe da Fundação CASA será responsável por leva-los para o local de trabalho. O programa tem duração de seis meses.

De acordo com o diretor do CASA Tamoios, Ricardo Galdino de Sousa, os jovens agora vivem a expectativa da nova realidade. “Eles estavam eufóricos quando retornaram da assinatura do contrato, mas também ansiosos e curiosos com as possibilidades que se apresentam”, conta o diretor.

Para participar, os adolescentes atenderam aos requisitos de idade e escolaridade exigidos. As equipes de servidores do CASA Tamoios que atuam como referências dos jovens articularam todo o processo junto à Fundhas para a inserção no Programa – desde a inscrição até o momento da assinatura do contrato.

A prefeitura de São José dos Campos foi o primeiro município paulista a assinar o acordo de cooperação com a Fundação CASA, em dezembro de 2021, para a implementação do Programa Novos Tempos, de orientação, acompanhamento e inserção no mercado de trabalho de adolescentes e jovens do município egressos da internação, semiliberdade e internação provisória. Uma das metas é ser uma ponte para empregabilidade, a fim de evitar a reincidência em atos infracionais.

Palestra

Os adolescentes em internação no CASA Tamoios assistiram na última terça-feira (1º/08) a uma palestra sobre prevenção ao suicídio com o médico gastroenterologista, cirurgião e interventista Elton de Carvalho Júnior.

O profissional apresentou dados estatísticos sobre o cometimento ou tentativa de suicídios na região, Brasil e mundo, alertando sobre a relevância do problema e como ele atinge uma parte significativa da população. Segundo o médico, sempre é possível haver próximo a cada pessoa um indivíduo com potencial suicida.

No bate-papo, Carvalho Junior explicou algumas das razões que levam uma pessoa a cometer ou tentar cometer suicídio, como depressão e outros problemas mentais, assim como meios para identificar potenciais suicidas e auxiliar pessoas que tenham essa ideação.

“É um tema muito pertinente e importante de ser tratado, principalmente num ambiente de privação de liberdade e com restrições como é um centro socioeducativo, onde adolescentes e adultos convivem diariamente”, afirmou o diretor do CASA Tamoios.

No final da palestra, o médico sanou diversas dúvidas questionadas pelos jovens. A coordenadora pedagógica do CASA, Ivanilda Vieira, foi quem articulou a realização da atividade.