Jovens internados na Fundação CASA em Itaquera aprendem com planetário móvel

Projeto Móbile apresenta conceitos básicos de astronomia nas férias escolares na próxima terça-feira (11)

As férias escolares dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Itaquera, na zona Leste da cidade de São Paulo, ganham um toque de aprendizado espacial na próxima terça-feira (11), a partir das 10h, com a presença do planetário móvel do Projeto Móbile.

Numa estrutura inflável e em formato de cúpula, o planetário reproduz o céu numa estrutura de 180º, que permitirá aos adolescentes – e mesmo os servidores locais da Fundação CASA – a embarcar numa viagem de exploração que envolve ensinamentos de temas básicos da astronomia e educação ambiental.

Divididos em quatro sessões, com uma hora de duração cada, os adolescentes terão uma aula imersiva sobre o céu como meio de indagar sobre o universo, constelações, movimentos de rotação e translação da Terra, sistema solar, eclipses, a diferença do efeito estufa em Vênus e na Terra, dentre outros temas.

Para o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o acesso a esse tipo de atividade pedagógica, cedida em ação social pela empresa, contribui para a formação dos adolescentes em internação. “É proporcionar um momento de observar o mundo por outro ângulo, assim como é o processo de reflexão sobre o ato infracional praticado, para que venha a ter consciência e mude de postura diante da sociedade”, afirma João Veríssimo.

A maioria dos jovens participantes dessa experiência cursa o Ensino Fundamental Anos Finais (antigo Ensino Fundamental II) e Ensino Médio. As aulas da educação escolar na Fundação CASA ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo o sistema, conteúdo e calendário da rede pública estadual.