Jovens do CASA Rio Preto visitam campus do IFSP

Eles foram recepcionados pelo diretor-geral e conheceram a estrutura e cursos oferecidos pelo local

Um grupo de cinco jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA São José do Rio Preto (DRO) visitaram o campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Rio Preto no último dia 25/06.

No local, os adolescentes foram recepcionados no auditório pelo diretor-geral do campus, Marcos Amorielle Furini, que conversou um pouco com eles sobre a atuação do Instituto e os cursos oferecidos.

Na sequência, os jovens assistiram aos vídeos institucionais do IFSP e conheceram a Política de Assistência Estudantil, onde estudantes em condições de vulnerabilidade podem ter acesso a auxílios como alimentação, transporte, moradia, saúde, dentre outros. O objetivo é garantir permanência desse aluno e seu êxito no curso. A apresentação foi realizada pelo técnico em assuntos educacionais, Arlindo Alves da Costa.

Na sequência, o professor do curso FIC de Inglês Básico, Rodrigo Rainho Tanaka, apresentou o site do Instituto e mostrou como os adolescentes podem obter informações sobre os campi, os cursos ofertados e participarem dos processos seletivos.

Em seguida, os jovens visitaram a infraestrutura do campus. No laboratório do curso técnico em automação, os professores, Leandro Campos Vargas e Claudiner Mendes de Seixas, e o coordenador do curso técnico e automação industrial, Everthon Silva Fonseca, apresentaram para eles os kits didáticos, as experiências e os trabalhos de estudantes.

O que mais chamou a atenção dos jovens foram os braços robóticos, o controle automático de nível e temperatura, além do acionamento e comando de máquinas elétricas, pneumáticas e eletropneumática, dentre outras.

Ao final da visita, os adolescentes conheceram o laboratório de robótica e puderam conhecer os kits robóticos didáticos que utilizam a plataforma programável de hardware Arduino.

O laboratório é comandando pela professora e coordenadora de pesquisa e inovação do campus, Luciene Cavalcante Rodrigues.

Durante o passeio ao campus, os jovens foram acompanhados pelo diretor do CASA Rio Preto, Alexandre de Assis Souza, e pela assistente social, Flávia da Silva Matias.

De acordo com o diretor, a visita foi uma forma de fortalecer a parceria entre as instituições. “Essa parceria com o IFSP é de suma importância para os adolescentes, proporcionado oportunidades de capacitação e qualificação”, concluiu.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/