Jovens do CASA Rio Novo participam de atividades sobre horticultura, esporte e jardinagem

Ações diferenciadas ajudam a enriquecer rotina dos adolescentes

Os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Rio Novo, localizado na cidade e Iaras e pertencente à DRS, participaram recentemente de ações diferenciadas no centro socioeducativo.

A primeira foi a conclusão do último ciclo do ano da oficina de horticultura, onde os adolescentes realizaram a manutenção e a preparação do solo para o próximo ciclo.

Durante essa etapa, os jovens também realizaram a escolha dos cultivares que serão realizados pelos alunos do ciclo seguinte. Dentre os vegetais escolhidos, estão pepino, couve, alface verde e roxo, cheiro verde, pimentas, brócolis, cebolinha, dentre outros.

Também foi realizada a colheita e a distribuição de legumes e verduras aos familiares que vieram em visita dominical.

A oficina é ministrada pela pedagoga do CASA, Nadir Gebim, com o apoio dos agentes socioeducativos, e orienta os adolescentes sobre técnicas de plantio e de cuidados com a terra.

A coordenadora pedagógica do CASA, Juliana Castro, destaca a importância da oficina. “A Nadir realiza a oficina com o coração e a alma e os adolescentes gostam muito, pois podem se expressas através do manuseio e o contato com a terra”, concluiu.

Já a segunda atividade foi o torneio de futsal, realizado durante a agenda de férias do ensino forma. O recesso das aula vai até o dia 03 de fevereiro.

O torneio contou com a colaboração entre o profissional de educação física do CASA, Rômulo, e do coordenador de equipe Kleyton Nogueira, que não mediu esforços em conseguir premiação de medalhas, empréstimo de troféus, bem como a participação dos agentes de apoio socioeducativos.

Por fim, a terceira atividade foi o início de ciclo de 2023 da oficina “Espalhe Flores por onde Fores”, que envolve jardinagem e ornamentação. As aulas são ministradas pela pedagoga do CASA, Rosângela Hespanhol, que ensina aos adolescentes técnicas de plantio, de ornamentação e de manutenção de jardins.