Jovens do CASA Juquiá realizam manobras no Rajas Skatepark

Quatro adolescentes experimentaram as pistas de um dos maiores centros de treinamento e escola de skate no país

Quatro adolescentes que até então cumpriam medida socioeducativa de internação no CASA Juquiá, no Complexo do Brás, em São Paulo, vivenciaram uma experiência inédita na última sexta-feira (26/04) ao se aventurar nas pitas do Rajas Skatepark, no bairro da Barra Funda, um dos maiores centros de treinamento e escola de skate no Brasil.

Os jovens, com idades entre 14 e 18 anos, participam da oficina voluntária semanal de skate realizada pelo skatista e fotógrafo Hélio Greco no centro socioeducativo da Fundação CASA. Foi dele a ideia de proporcionar a experiência, aceita pelo diretor do centro de treinamento, Alex Toledo, que cedeu gratuitamente o uso do espaço, skates, equipamentos de segurança e a aula com o instrutor Marcos Durango.

Durante cerca de duas horas, os adolescentes utilizaram as pistas com superfícies de madeira e concreto e vários tipos de obstáculos, como rampas, corrimões, caixotes, deltas e quarters, entre outros. Os rapazes ainda se aventuraram nos bowls (pistas com paredes côncavas), que ainda não tinham tido contato.

Lá, não só colocaram em prática os ensinamentos que Greco lhes ofereceu nas oficinas, como também aprenderam manobras com o instrutor, especialmente quando colocaram o skate para “passear” sobre o bowl.

As pistas do Rajas Skatepark são certificadas e homologadas pela Federação Paulista de Skate (FPS) para a realização de campeonatos e eventos esportivos.

Para o coordenador pedagógico do CASA, Adriano Barbosa de Oliveira, a ação proporciona tanto a convivência comunitária durante a execução da medida socioeducativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como o aprofundamento no universo dessa modalidade esportiva.

“Agradecemos ao Helio (Greco) por viabilizar uma atividade extramuros que possibilita aos nossos jovens ampliar suas visões em diferentes dimensões: o skate e o mundo que os cerca”, afirmou o coordenador pedagógico, que acompanhou a atividade. “E também agradecemos acessar e conhecer espaços como o Rajas Skatepark.”

Os adolescentes que participaram, moradores de bairros das zonas Leste, Sul e Centro da cidade de São Paulo, já se encontravam nas etapas intermediária ou avançada do cumprimento da internação. O Poder Judiciário autorizou a saída para realizar a atividade externa.

Atualmente, a oficina voluntária de skate no CASA Juquiá conta com 12 adolescentes. As aulas acontecem sempre às sextas-feiras e têm duas horas de duração.

Além da unidade no bairro da Barra Funda, o Rajas Skatepark tem uma unidade no Farol Santander, no Centro de São Paulo, chamada de Pista do 21, em alusão ao 21º andar do edifício. A pista foi reconhecida pelo Guinness World Records como a pista de skate mais alta em um prédio no mundo.

Fotos: Helio Greco