Jovens do CASA Jacareí têm palestra sobre tecnologia de realidade mista

Douglas Negrisolli, programador e doutor em mestre em História da Educação, apresentou o HoloLens 2 da Microsoft

Dez adolescentes em internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, que participam do Projeto Programando Vidas, assistiram a uma palestra com o programador e doutor e mestre em História da Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Douglas Negrisolli, sobre uso da realidade mista a partir da tecnologia HoloLens 2, uma espécie de óculos com holograma da empresa Microsoft. Negrisolli atua na área de Realidade Mista da empresa de tecnologia SLMIT, que cedeu o uso dos óculos na demonstração.

No ambiente da sala multiuso do centro socioeducativo, de forma inédita na Fundação CASA, os jovens viram a teoria e a prática sobre as possibilidades de uso da realidade mista, em que a realidade virtual do dispositivo utilizado pelo usuário se mescla à realidade do ambiente onde ele está por meio de hologramas, permitindo a sua interação. O bate-papo ocorreu na última sexta-feira (28/07).

Na prática, Negrisolli demonstrou aos adolescentes que, por exemplo, é possível encontrar o defeito do motor de um carro físico a partir da comparação com o holograma de um motor do mesmo modelo em perfeito estado ou funcionamento. Com a vantagem de estar com as mãos livres para interagir com o holograma.

Os jovens também experimentaram a tecnologia. “Apresentamos o HoloLens 2 e as soluções inovadoras de realidade mista da empresa, como o Microsoft Power Plataform, os jovens pudessem enxergar o mundo sob uma nova perspectiva, usando a sofisticação e, ao mesmo tempo, a simplicidade que os hologramas trazem para as aplicações e o cotidiano”, explica programador.

Na atual etapa do curso do Projeto Programando Vidas, os adolescentes estudam computação na nuvem, armazenamento de dados e os princípios da realidade mista. A iniciativa é uma parceria do centro da Fundação CASA em Jacareí com a organização de sociedade civil More Technology Availability for the Community – MTAC (Mais Tecnologia Disponível para a Comunidade, em tradução livre).

Em sua segunda edição, o Programando Vidas tem a proposta de aproximar os adolescentes em internação do mundo da tecnologia de informação (TI), com foco em prepará-los para inserção no mercado de trabalho e oportunizar o contato com profissionais da área. A primeira edição ocorreu entre os meses de julho de 2022 e fevereiro de 2023.