Jovens do CASA Cândido Portinari participam de projeto sobre Neurociência da USP

“Semana do Cérebro” complementou ações do Projeto “Reconectando pelas Neurociências” da faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA Cândido Portinari, localizado em Ribeirão Preto (DRN) participaram, entre os dias 23 e 25 de novembro, da “Semana do Cérebro”, realizada em conjunto com o Departamento de Fisiologia e Neurociências da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto.

A ação faz parte de um complemento ao Projeto “Reconectando pelas Neurociências”, desenvolvido e idealizado pelo professor-doutor Guilherme de Araújo Lucas, que possui mestrado no tema e doutorado em Neurofisiologia pelo Karolinska Institutet, da Suécia.

Durante a Semana, os adolescentes participaram de uma série de atividades, envolvendo a elaboração de desenhos e maquetes, como um exemplo, a de um sistema neural de um ser humano.

Além disso, houve ainda um ciclo de palestras. A primeira foi realizada pelo professor da USP e pós-doutor, Norberto Garcia Cairasco, e abordou o tema “Neurociências e a Arte”.

No segundo dia, ocorreu a palestra “Neurociências e o cotidiano”, ministra pelo idealizador do projeto, Guilherme Lucas.

Por fim, o ciclo foi encerrado pela professora da USP e pós-doutora, Eliane Comoli, com o tema “Neurociências e as Sensações”.

Para o diretor do centro socioeducativo CASA Candido Portinari, André Vieira Rezende, as atividades foram bem recebidas pelos adolescentes. “A integração com os professores foi riquíssima, os jovens ficaram impressionados com tudo o que foi trabalhado no projeto, inclusive até assuntos relacionados ao futebol”, comentou.

O secretário da Justiça e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, parabenizou a iniciativa do centro. “Projetos como esse, realizado pelo CASA Cândido, aproximam os adolescentes do mundo acadêmico, despertando neles novos sonhos e a vontade pela busca do conhecimento. Todos os envolvidos desenvolveram as atividades com maestria. São iniciativas assim que transformarão a realidade dos jovens”, concluiu.