Jovens do CASA Jardim São Luiz II têm encontro marcante com Edi Rock e Ice Blue, do Racionais MC’s

Edi Rock e Ice Blue conversaram com adolescentes do centro socioeducativo da zona Sul paulistana sobre sonhos e adversidades

Os jovens que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Jardim São Luiz II, na zona Sul da cidade de São Paulo, tiveram um encontro marcante na última sexta-feira (27) com os ícones do rap Edi Rock e Ice Blue, integrantes do grupo Racionais MC’s.

A palestra com os músicos foi um momento de reflexão sobre a vida e carreira da dupla, e de temas sociais, como a desigualdade, assim como das vivências dos adolescentes. A ação no centro socioeducativo foi intermediada pela atriz e professora de yoga, Sophia Bisilliat, fundadora da Associação Treino na Laje, que proporciona treinos de yoga para comunidades periféricas e instituições de privação de liberdade, como a Penitenciária Feminina de Santana.

O encontro entre os rappers e os jovens aconteceu na quadra do centro socioeducativo, onde os rapazes os aguardavam com muita expectativa e entusiasmo.

Após cumprimentar com aperto de mão cada um dos jovens presentes, Edi Rock, nome artístico de Edivaldo Pereira Alves, pediu logo no início para que os jovens contassem seus sonhos e os incentivou a fazer perguntas durante o encontro.

Os rappers falaram sobre o cotidiano e as adversidades enfrentadas pela população das periferias. Também enfatizaram a importância da família, dos estudos e dos aprendizados durante a jornada de cada um.

Ice Blue, nome artístico de Paulo Eduardo Salvador, afirmou que todo aprendizado é válido como experiência. “Eu fui humilde para aprender tudo o que surgiu na minha vida. Se estou aqui, vou aprender com vocês”, disse.

Edi Rock, por sua vez, incentivou os garotos a acreditarem em seu potencial e disse que “cada um pode fazer o seu destino, alcançar seu objetivo e mudar seu futuro”.

Os jovens em internação ouviram histórias de vida, os obstáculos e os desafios enfrentados pelo grupo e por seus integrantes, assim como suas glórias e conquistas. Além dos famosos, participaram da palestra também o juiz da Vara da Infância e Juventude de Guarulhos, Iberê de Castro Dias, e a fundadora da Associação Treino na Laje, Sophia Bisilliat, que levaram mensagens de incentivo.

Ao final do encontro, o adolescente Márcio (nome fictício) contou aos ídolos que, inspirado pelos Racionais Mcs, escreve letras de músicas desde os 12 anos. O rapaz foi convidado para cantar para todos os presentes ao lado de Edi Rock.

Os cantores ficaram impressionados com a voz, habilidade de rima e presença de palco do menino, que foi muito aplaudido pelos rappers, convidados, servidores e jovens em internação.

Sobre os Racionais

Os Racionais MC’s é um grupo de rap fundado em 1989 por Edi Rock, Ice Blue, Mano Brown e DJ KL Jay.

Edi Rock é um paulistano da zona Norte da cidade, que começou a carreira musical em 1984, quando fazia bailes em residências com o amigo DJ KL Jay. Em 1987, por meio de bailes negros, conheceu a música rap americana, passando a frequentar pouco depois a Estação do Metrô São Bento, no centro da capital paulista, palco da efervescência do movimento hip hop no Brasil. Nesses encontros na São Bento surgiu a inspiração para o seu nome artístico e onde também conheceu Mano Brown.

Já Ice Blue teve seu apelido dado pelo amigo de infância Mano Brown, em referência à música “Nego Blue”, de Jorge Bem Jor. Ambos são paulistanos originários da zona Sul de São Paulo, do bairro do Capão Redondo. Na adolescência, Ice Blue e Mano Brown começaram a frequentar os bailes dos anos de 1980 e já compunham algumas músicas.

Pouco depois, por volta de 1987, Mano Brown também passou a frequentar os encontros na Estação São Bento. No ano seguinte, quando os quatro já haviam se conhecido, gravaram as músicas “Pânico na Zona Sul” e “Tempos Difíceis” para o álbum “Consciência Black”. A experiência levou Edi Rock, Ice Blue, Mano Brown e DJ KL Jay a estreitar os laços de amizade e fundar, em 1989, os Racionais MC’s, que há mais de 30 anos é voz na cultura hip hop e conquista novas gerações, principalmente nas periferias.