Jovens da Fundação CASA farão cursinho pré-vestibular da Unicamp

Cerimônia de assinatura do convênio que garante acesso ao Colmeia ocorreu entre a Instituição, a Universidade e o MP-SP nesta segunda-feira (31)

A partir de hoje (31/10), os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em dez centros da Fundação CASA na Região Metropolitana de Campinas e que estão na última série do Ensino Médio ou concluíram o Ensino Básico poderão estudar, de forma complementar, pelo Colmeia, um programa de cursinho preparatório pré-vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para prestar processos seletivos, visando à formação no Ensino Superior.

A formalização da parceria entre a Fundação CASA, representada pelo presidente João Veríssimo Fernandes, e a Unicamp, representada pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles, ocorreu nesta terça-feira (31), durante cerimônia no Gabinete da Reitoria da Universidade, em Campinas.

O convênio conta a participação do Ministério Público Estadual (MP-SP), por meio do procurador-geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubbo, que, na assinatura, foi representado pela promotora de Justiça Elisa de Divitiis Camuzzo.

O objetivo é proporcionar o acesso dos jovens em internação às aulas do curso preparatório para o vestibular, ministradas por alunos da Unicamp.

O convênio firmado atingirá jovens em internação em centros socioeducativos de internação localizados nas cidades de Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo; Campinas; Limeira; Mogi Mirim; e Piracicaba. Todos são supervisionados pela equipe da Divisão Regional Metropolitana Campinas (DRMC), uma das oito administrações localizadas da Fundação CASA.

O presidente da Fundação CASA destacou a importância da parceria. “A Unicamp é um instrumento de educação que ajudará a transformar a vida desses adolescentes, que são parte da sociedade”, disse João Veríssimo Fernandes.

“É bastante motivador oferecer mais esta possibilidade de auxílio aos adolescentes para que encontrem caminhos que lhes permitam oportunidades maiores na vida”, afirmou o reitor da Unicamp durante a cerimônia.

Ainda compareceram à cerimônia de assinatura o promotor de Justiça Rodrigo Augusto de Oliveira; o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Antônio Santos Coelho; a coordenadora do programa Colmeia na Unicamp, Josely Rimoli; a diretora da DRMC, Fabia Domingos dos Reis; dentre outros membros da Divisão Regional e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp.

Sobre o cursinho Colmeia

O Colmeia foi instituído como um programa de extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) da Unicamp em 2022, mas teve seu início em 2010, na cidade de Limeira, em parceria com a prefeitura de Limeira, como um cursinho pré-vestibular presencial com aulas ministradas por estudantes da Unicamp e voltadas para comunidades carentes e periféricas locais.

Em 2021, durante a pandemia de Covid-19, o cursinho implantou um projeto-piloto de aulas virtuais e abriu vagas para indígenas e quilombolas de todo o país. Em 2022, chegou à Fundação CASA. A iniciativa contribui para a complementação dos estudos dos adolescentes em internação, que estão no último ano do Ensino Médio ou já o concluíram.