Jovens da Fundação CASA de Ribeirão Preto e Iaras se classificam para semifinais do Torneio Estadual de Handebol

Partidas aconteceram no Complexo Esportivo de Taquaritinga nesta quinta (13); ação esportiva contribui para a reinserção social dos adolescentes

Adolescentes dos centros socioeducativos Ribeirão Preto e Três Rios, que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, venceram, nesta quinta-feira (13/06), a fase classificatória do VIII Torneio Estadual de Handebol. Os jogos, realizados no Complexo Esportivo “Dori Parise”, em Taquaritinga, contaram com a participação de 44 jovens. A competição, organizada pela própria Fundação CASA, é uma das iniciativas promovidas para contribuir com a reinserção social dos jovens.

Os CASAs Ribeirão Preto, de Ribeirão Preto, e Três Rios, da cidade de Iaras, conquistaram duas vitórias em três jogos e avançaram à fase final da competição. Também participaram os adolescentes dos CASAs São José do Rio Preto, de São José do Rio Preto, e Laranjeiras, do município de Mogi Mirim. Nesta fase, as equipes jogaram entre si em dois tempos de 20 minutos.

“Participar do torneio interno de handebol da Fundação CASA tem sido uma oportunidade de crescimento pessoal. Entre passes, defesas e gols, tenho aprendido lições valiosas sobre resiliência, trabalho em equipe e determinação, que levarei comigo para a vida”, destacou o jovem Henrique (nome fictício), do CASA Três Rios.

“Nosso objetivo com a competição de handebol é introduzir uma nova modalidade e reforçar o valor da atividade esportiva na vida dos adolescentes. Além dos benefícios conhecidos, entre eles o aumento da autoconfiança, resistência e concentração, o esporte contribui para o desenvolvimento pessoal e social desses jovens”, reforçou Janaina de Brito Asprino, gerente técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, responsável pela organização do Torneio.

Fase final

As semifinais e a final acontecerão no dia 27 de junho, em local a definir. Na categoria masculina, os jovens dos CASAs Ribeirão Preto, Juquiá, da capital paulista, Três Rios e Santo André II disputarão as finais. Já as adolescentes dos CASAs femininos Cora Coralina e Chiquinha Gonzaga, ambos da cidade de São Paulo, e Anita Garibaldi e Cerqueira César, localizados em Cerqueira César, jogarão no mesmo dia.