Jovens da Fundação CASA de Franca participam do Projeto “Ocupação Poética” a partir da próxima segunda-feira (15)

Ação celebra a criatividade e o desenvolvimento culturais dos jovens que cumprem medidas socioeducativas, visando fomentar criações e reflexões

Na próxima segunda-feira (15/07), a partir das 14h, 16 adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Franca participarão do Projeto “Ocupação Poética”. Este projeto, realizado no próprio centro de atendimento, consiste em um ciclo de quatro encontros dedicados a atividades culturais, incluindo criação musical e literária, com o objetivo de promover um espaço lúdico e poético para reflexão sobre o uso dessas formas de expressão no fortalecimento de direitos e políticas culturais.

Os encontros serão conduzidos pelo escritor, MC e assistente social na Unesp de Franca, Ramon Mocambo, acompanhado de convidados especiais, como os artistas Daniel Skova, Megament, B.girl Paloma, Vilson Donizete e o grupo de rap “Preto Impera”.

No primeiro encontro, os jovens participarão do Sarau “Cerol – Linhas Cortantes” e da Oficina “O território da Palavra”, focada na criação de textos autorais. O segundo encontro, em 17/07, contará com uma apresentação do grupo “Preto Impera” seguida de um bate-papo sobre mercado criativo (audiovisual) e perspectivas para a juventude.

Em 22/07, haverá uma oficina de construção de livros artesanais e a apresentação dos textos produzidos pelos adolescentes no Sarau Cerol. O encerramento do projeto, em 24/07, incluirá duas oficinas: uma prática sobre batidas de Rap, Funk e Trap e sua relação com o mercado criativo, e outra sobre danças urbanas.

“Através do Projeto ‘Ocupação Poética’, estamos proporcionando aos jovens da Fundação CASA de Franca uma jornada única de autoexpressão e aprendizado cultural. Este projeto não apenas celebra a criatividade através da música e da literatura, mas também reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento integral desses adolescentes, oferecendo-lhes oportunidades significativas para explorar novas perspectivas e fortalecer seu senso de identidade e pertencimento”, afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Segundo Amanda Pavani, coordenadora pedagógica do CASA Franca, as oficinas representam uma oportunidade de enriquecimento cultural. ‘Será um momento onde eles poderão perceber que é possível expressar arte e música com as ferramentas que têm à disposição, apenas refinando sua percepção”, ressaltou.

A iniciativa é fruto de colaboração entre o CASA Franca e o Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) do município.