Jovem do CASA Itaquera conclui curso de auxiliar de veterinário

Sonho do rapaz é tornar-se médico veterinário; equipe de referência buscou viabilizar formação inicial

Luiz (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação há dez meses no CASA Itaquera, em São Paulo, sonha em se tornar médico veterinário. Durante um dos atendimentos técnicos com a psicóloga Ana Paula Pinto Martins, da sua equipe de referência no centro, contou seu desejo e o afeto que possui pelos animais.

Na discussão do seu caso, em reunião, os servidores da equipe de referência viram a oportunidade de dar sentido ao sonho do rapaz, buscando um meio de uma profissionalização inicial na área. O resultado para o jovem foi a conclusão do curso de formação a distância, gratuito, em auxiliar de veterinário e pet shop, por meio da plataforma Cursos Online Educa, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Com carga horária de 60 horas, Luiz iniciou o curso na primeira quinzena de fevereiro, com todo o apoio da equipe, que imprimiu os conteúdos para que ele pudesse estudar e se preparar para os exercícios on-line, que eram requisitos para a conclusão.

“O adolescente também tirou dúvidas com os profissionais da equipe de referência e educadores do centro socioeducativo”, conta a diretora do CASA, Flávia Mangolin de Barros.

Os estudos continuaram até a segunda quinzena de março, quando o rapaz realizou os exercícios classificatórios on-line e obteve aproveitamento e 80%, alcançando a certificação. “O desempenho dele durante os exercícios foi brilhante, muito focado, concentrado e interessado”, conta a diretora do CASA Itaquera.

A iniciativa se tornou uma proposta piloto no centro socioeducativo, cujo método é possível de replicar com outros adolescentes em internação, aliando a formação profissional básica e o uso da tecnologia. Para Luiz, foi o passo inicial. Agora, estudando a 3ª série do Ensino Médio, é meta é traçar o plano e os caminhos para cursar Medicina Veterinária.

Além da psicóloga Ana Paula, compõem a equipe de referência do adolescente a assistente social Joana Marinez Alves Coelho, a agente educacional Leonora Leão de Oliveira e os agentes de apoio socioeducativo Luiz Borges Leal Neto e Ailton Soares de Souza.