Férias escolares dos centros da DRVP envolvem elementos da natureza

Fogo, terra, água e ar foram temas que basearam atividades pedagógicas no Esquema Férias

O período de férias escolares nos 14 centros de atendimento supervisionados pela Divisão Regional Vale do Paraíba, localizados em municípios do Vale do Paraíba e Alto Tietê, teve fogo, terra, água e ar entre os temas das atividades pedagógicas desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais.

Os quatro elementos da natureza foi a temática que os coordenadores pedagógicos e encarregados técnicos dos centros socioeducativos, além da equipe da Seção Técnica da DRVP, escolheram para promover uma rotina diferenciada. A ação ocorre dentro do Esquema Férias, uma espécie de concorrência entre os centros de atendimento, sem caráter competitivo, para estimular a criatividade e o aprendizado, além de integrar todos os setores do centro socioeducativo nas atividades.

A programação começou no dia 08 de janeiro e se estende até a próxima sexta-feira (02/02). A cada semana, os jovens participaram de atividades pedagógicas vinculadas a um elemento da natureza, promovidas pelas equipes dos CASAs ou em conjunto com parceiros locais.

A primeira semana foi dedicada ao fogo; na segunda, foi a vez da terra; na terceira, o ar; nesta quarta e última semana, a água é a base das ações pedagógicas com os jovens.

Um dos focos é utilizar os elementos da natureza para provocar a conscientização ambiental nos adolescentes, demonstrar a importância do trabalho coletivo e impulsionar a interação entre adolescentes e servidores, especialmente no momento em que há mais flexibilidade na agenda pedagógica cotidiana.

Já na primeira semana, as propostas ultrapassaram o usual. No CASA Terra Nova, em Itaquaquecetuba, os jovens participaram de uma oficina sobre a criação de fogueiras, aprendendo sobre diferentes tipos, assim como tomaram conhecimento sobre estratégias de prevenção de queimaduras durante oficina com servidores da saúde.

Na segunda semana, sob o elemento terra, os adolescentes do CASA Serra da Mantiqueira, em São José dos Campos, aprenderam a confeccionar vasos auto irrigáveis com profissional da prefeitura local.

O elemento ar, presente na terceira semana, também deu asas à imaginação. No CASA Arujá, os adolescentes se equilibraram em oficinas de acrobacias no ar, incluindo a formação de pirâmide humana.

Já nesta semana, em que a água fecha o ciclo dos elementos naturais, os adolescentes em internação no CASA Taubaté se aventuraram no futebol de sabão sobre uma “quadra” inflável e escorregadia, cuja estrutura foi cedida pela Igreja Universal, parceira do centro socioeducativo no Programa de Assistência Religiosa (PAR). No CASA Guayí, em Guarulhos, os jovens competiram em uma gincana aquática, com diversas brincadeiras, como um circuito esportivo com uso de piscina estruturada.

As ações pedagógicas continuam até sexta-feira. Depois, a equipe da Divisão Regional Vale do Paraíba, a partir dos registros feitos pelos servidores dos centros socioeducativo, avaliará as atividades e promoverá um ranking geral. Os três CASAs mais bem classificados receberão prêmios lúdicos, com materiais para as atividades pedagógicas com os adolescentes. Todos os centros de atendimento levarão troféu de participação.

A DRVP supervisiona o funcionamento dos CASAs Arujá; Atibaia; Caraguatatuba; Guarulhos, Guayí e Serra da Cantareira, em Guarulhos; Itaquaquecetuba e Terra Nova, em Itaquaquecetuba; Jacareí; Lorena; Taubaté; Serra da Mantiqueira, Tamoios e Semiliberdade São José dos Campos, em São José dos Campos.