Férias dos centros da Fundação CASA em Osasco contam com ações da Prefeitura

Por meio de três secretarias, jovens têm acesso a atividades que visam ao incentivo e desenvolvimento

Os adolescentes em internação nos CASAs Osasco I e II, os centros socioeducativos da Fundação CASA na cidade de Osasco, participam desde o início de julho de uma programação própria de férias escolares que conta com atividades de incentivo e desenvolvimento promovidas por três secretarias da prefeitura local.

Entre as ações pedagógicas em realização estão oficina de currículos, futebol americano, batalha de rima, palestra sobre a comunidade LGBTQIAP+ e palestra sobre violência contra a mulher. A programação vai até o início de agosto.

As atividades são promovidas pela Secretaria Executiva da Infância e Juventude da Prefeitura de Osasco (SEIJ), em parceria com as secretarias Executiva de Política para Mulher e Promoção da Diversidade (SEMUD) e de Emprego, Trabalho e Renda (Setre). Também há apoio do Osasco Soldiers Futebol Americano e do Instituto MC Guimê.

Na última terça-feira (18), os adolescentes em internação nos dois centros discutiram, com representantes da SEMUD, sobre diversidade e respeito à população LGBTQIAP+, com destaque sobre os direitos e deveres de todos os cidadãos inclusive junto a essa população. “Os jovens foram muito participativos”, afirmou o diretor do CASA Osasco II, Thiago Ovigli.

Na linha da inclusão, dias antes, os jovens em internação no CASA Osasco I debateram sobre os direitos das pessoas com deficiência e as estratégias para inclui-las socialmente durante palestra com a psicóloga Daniela Karmeli.

Logo no início das ações, os adolescentes passaram por formação sobre empregabilidade com as educadoras Maria Raimunda Veloso e Luana Oliveira Ramos, da Setre. Eles aprenderam sobre comportamento em entrevista de emprego, informações relevantes na elaboração do currículo e as razões para a escolha de uma carreira profissional.

“Uma dúvida comum para eles foi sobre a forma de obter o primeiro contato com o mercado de trabalho”, explicou a encarregada técnica do CASA Osasco I, Paula Gomes Vieira. No final, os adolescentes ainda foram cadastrados no bolsão de empregos da Secretaria.

O esporte também estará presente com a equipe do Osasco Soldiers Futebol Americano, que realizará uma vivência da modalidade esportiva tanto CASA Osasco I quanto no CASA Osasco II no início de agosto.

“Apresentar uma nova perspectiva para os jovens e adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa é essencial para construção de um futuro melhor. Junto com o Governo do Estado de São Paulo, estamos estudando e criando políticas públicas para oferecer um futuro com oportunidades”, disse Vitória Silvestre, secretária executiva da Infância e Juventude de Osasco.

Com informações da Prefeitura de Osasco