DRMSE realiza torneio interno de xadrez entre cinco centros socioeducativos

Objetivo foi promover treino para os jovens que representarão a Divisão Regional no estadual do Torneio de Xadrez da Fundação CASA

Um grupo de 20 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em cinco centros socioeducativos na zona Leste da cidade de São Paulo participaram na última segunda-feira (16) de um torneio interno de xadrez realizado pela equipe da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE) no auditório local, no Complexo do Brás.

A competição serviu como um treino para os adolescentes que representarão a DRMSE na etapa estadual do XVII Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA, que acontece na terça-feira (24), na capital paulista. Participaram jovens internados nos CASAs Juquiá, Rio Paraná, Topázio e Rio Tâmisa, do Complexo do Brás, e Itaquera.

Em junho, a DRMSE realizou a etapa regional do Torneio na versão on-line, ou seja, com as partidas intermediadas pela tela do computador, sem a vivência da disputa presencial. Na ocasião, dois adolescentes em internação no CASA Juquiá venceram as categorias masculinas – infantil, para 12 a menos de 16 anos, e juvenil, para maiores de 16 anos.

Para preparar os jovens para a atmosfera da competição na versão presencial, a equipe da Divisão Regional optou por promover a vivência do jogo “ao vivo e a cores”. “Muitos deles não tiveram a experiência de jogar num ambiente com muitas pessoas, o que poderia gerar algum tipo de insegurança”, afirma o agente educacional Cícero Tavares, do CASA Juquiá, mestre enxadrista e um dos organizadores dos torneios promovidos na DRMSE.

Na etapa estadual, o CASA Juquiá terá o maior número de representantes locais no masculino, com sete jovens, seguido do CASA Topázio, com quatro jovens; e dos CASAs Rio Tâmisa, Rio Paraná e Itaquera, com três cada. No feminino, o CASA Bom Retiro levará três jovens para o Torneio Estadual.