Dez jovens da Fundação CASA participam da Corrida “Sua que é Sua TJSP”

Adolescentes internados em cinco centros socioeducativos integraram 6ª edição do evento de inclusão pelo esporte

Dez adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em cinco centros da Fundação CASA na Região Metropolitana de São Paulo participaram no último sábado (02) da 6ª edição da Corrida “Sua que é Sua TJSP”, promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) em parceria com a Federação Paulista de Atletismo (FPA), no Centro Olímpico Marechal Mário Ary Pires, em São Paulo.

O objetivo da iniciativa foi incentivar a inclusão social, por meio do esporte, de cerca de 300 crianças e adolescentes de três a 17 anos, que vivem em casas de acolhimento, além dos jovens em internação. Os jovens participantes da Fundação CASA, com idades entre 16 e 18 anos, estão internados nos CASAs Topázio, no Complexo do Brás, e Jardim São Luiz I, ambos na capital paulista; Santo André II, em Santo André; Diadema; e Guayí, em Guarulhos.

O evento contou com provas de atletismo, como corridas de baterias de 30 a 800 metros, além de lançamento de dardo e salto em distância. Servidores do Tribunal e seus filhos também participaram da corrida. Todos receberam camiseta, medalha e lanche.

“O esporte auxilia no desenvolvimento físico e cerebral, aprimora o convívio social e desenvolve resiliência. Os hábitos saudáveis são cultivados desde a infância e a ideia é que eles levem isso para vida toda”, explicou o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Iberê de Castro Dias, idealizador da Corrida “Sua que é Sua TJSP”.

Segundo o magistrado, proporcionar a ação é colaborar na concretização do direito de crianças e adolescentes ao esporte, previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os adolescentes da Fundação se aventuraram nas modalidades. Os dois jovens levados pela equipe do CASA Jardim São Luiz I correram 1 km, sendo que um deles, Silvio (nome fictício), de 17 anos, chegou em terceiro lugar. Dois jovens do CASA Guayí também participaram da corrida de 800 metros.

Já um dos jovens do CASA Santo André II correu 5km, enquanto outro experimentou o arremesso de peso e de dardo e o salto em distância. Na prova de 5km, um dos jovens do CASA Topázio correu e chegou em terceiro lugar entre o público da sua idade.

Domingo

O treino físico e a oportunidade de inclusão do jovem Silvio, do CASA Jardim São Luiz I, e do adolescente Cauã (nome fictício), do CASA Guayí, se estenderam no dia seguinte, domingo (03), quando ambos correram a prova de 6,1 km da “Corrida e Caminhada Inclusão a Toda Prova”, promovida pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural (IOK), em ruas dos arredores do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os convites para participar partiram do juiz Iberê de Castro Dias, do TJSP. Foi o segundo ano em que um jovem do CASA Guayí, de Guarulhos, correu a prova.

A Corrida e Caminhada ocorreu exatamente no mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento contou ainda com prova de 10km. A expectativa do Instituto era reunir cerca de 13 mil corredores.

O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural é uma associação sem fins econômicos fundada em 2007, que atende, de forma prioritária, a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual em projetos artísticos e esportivos financiados por meio de leis de incentivo fiscal. O IOK recebeu a qualificação de organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com informações da Comunicação Social TJSP