Clube 2.0 estimula leitura de livros entre adolescentes da Fundação CASA

Projeto criado pelo Observatório do Livro está na segunda edição e contempla a criação de 28 clubes nos centros de atendimento socioeducativo em 17 cidades paulistas

O Observatório do Livro, em parceria com a Fundação CASA, lançou na sexta-feira (19/4) a segunda edição do Clube 2.0. O projeto de incentivo à leitura propicia aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa encontros semanais com autores de obras. Neste ano, a iniciativa terá 28 clubes em 27 centros de atendimento da região metropolitana e interior do Estado de São Paulo.

No lançamento, 140 jovens acompanharam uma live com a participação do ilustrador Rafael Calça, roteirista da Turma da Mônica e criador do “Jeremias”, obra que o levou a premiação do Jabuti, e com o rapper e escritor Sagat B, cujo livro “O bandido que virou artista” deve virar filme em breve. Na ocasião, Calça destacou a importância da leitura e da escrita. “Escrever histórias é um exercício de imaginação. E elas nos ajudam a imaginar o futuro, um futuro feliz”, disse.

Sobre a diferença que os livros fizeram em sua vida, Sagat B, que esteve 12 anos privado de liberdade, observou que os autores colocam nas histórias o dia a dia, como a mente do ser humano funciona, como o ser humano interage, como as pessoas se tratam, como são as relações humanas. E definiu que é “isso que traz conhecimento de como são as classes sociais, de uma ponta a outra, a sociedade fica clara na frente do leitor”.

Para a adolescente Julia (nome fictício) do CASA Cerqueira César, leitora da escritora Cecília Meireles, a oportunidade de participar de um projeto como este é muito significativa. “Acho muito legal e importante a participação para o meu aprendizado. A expectativa é aprender ainda mais por meio dos livros e poemas que serão estudados”, acrescentou.

O presidente do Observatório e ex-presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, observa que a leitura literária tem o potencial de não só ampliar o universo cultural e o conhecimento dos adolescentes como também inspirar sonhos e novas perspectivas de vida.  Vale destacar que o Clube de Leitura 2.0 acontece nos municípios de Araçatuba, Araraquara, Atibaia, Campinas, Cerqueira César, Guarujá, Guarulhos, Irapuru, Itapetininga, Limeira, Lins, Marília, Mogi Mirim, Osasco, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e São Paulo.

“É uma oportunidade que inspira os adolescentes a sonhar e a buscar novas perspectivas de vida, além de fortalecer o vínculo com a leitura. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa, pois estamos contribuindo para um futuro mais promissor desses jovens”, afirma a coordenadora da Superintendência Pedagógica da Fundação CASA, Karina de Santa Cruz Pimenta.

A diretora de Operações do Observatório, Luciana Paschoalin, reforça que a leitura literária traz reflexões sobre os sentimentos dos adolescentes, além de despertar o interesse pelo ensino formal e contribuir no desenvolvimento escolar.

O Clube de Leitura 2.0

Na primeira edição, em 2022, o Observatório do Livro realizou a implantação de 64 clubes de leitura em 38 cidades do estado de São Paulo para adolescentes de baixa renda entre 12 e 17 anos, em sua maioria matriculados em escolas públicas ou comunitárias. Ao todo, foram 758 adolescentes atendidos.

Cada clube tem cerca de 10 integrantes, que participam de encontros semanais, presenciais e virtuais, com leituras e sessões de Biblioterapia, para falar sobre as obras lidas. Os participantes também têm acesso a um acervo de 5.000 títulos da biblioteca digital do Observatório.

A iniciativa é do Observatório do Livro e da Leitura, uma fundação privada com sede em Ribeirão Preto (SP), selecionada em edital para captar recursos pelo Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo. Tem o patrocínio das empresas Austral e Valid, e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP).