Cidadania Itinerante chega a jovens da Fundação CASA

Iniciativa da SJC atendeu a 200 adolescentes de sete centros socioeducativos da capital paulista

Um grupo de 200 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação e semiliberdade em sete centros da Fundação CASA na cidade de São Paulo passaram por atendimento com profissionais da unidade móvel do projeto Cidadania Itinerante, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).

O objetivo foi oferecer gratuitamente serviço de regularização de documentos essenciais para os jovens exercerem a cidadania. A ação ocorreu na última segunda-feira (22), com os atendimentos no auditório da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), no Complexo do Brás.

O Cidadania Itinerante atendeu a adolescentes que estão em internação provisória no CAIP Ruth Pistori e no CASA Itaparica; em internação nos CASAs Rio Paraná, Topázio, Rio Tâmisa e Juquiá; e em semiliberdade no CASA de Semiliberdade Guararema. A DRMSE responde pela supervisão dos centros socioeducativos participantes.

Entre os serviços oferecidos pelo projeto da SJC estiveram o agendamento para 2ª via do RG; emissão da 2ª via da certidão de nascimento; 1ª e 2ª vias do CPF; emissão do título eleitoral; consulta ao Serasa; elaboração de currículo; orientações sobre a Defensoria Pública do Estado; e recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.