Centro da Fundação CASA no Complexo do Brás tem palestra com MC Mano Réu

Escritor e educador popular da Brasilândia conta sua trajetória no universo hip hop na sexta (20) no CASA Juquiá, em ação conjunta com os Estúdios das Fábricas de Cultura

Cerca de 40 adolescentes em internação no CASA Juquiá, centro socioeducativo da Fundação CASA no Complexo do Brás, em São Paulo, assistem na próxima sexta-feira (20), às 14h, a uma palestra do escritor, educador popular e rapper MC Mano Réu, originário da Brasilândia, bairro da zona Norte da cidade.

A iniciativa é realizada em parceria com os Estúdios das Fábricas de Cultura, um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis, Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, organização social que executa políticas públicas na área cultural.

Mais do que contar sobre sua trajetória no hip hop e na cultura periférica, Israel Neto, o nome por detrás de Mano Réu, durante a roda de conversa mostrará como a música pode ser um meio de transformação de vida.

O músico ainda apresentará algumas de suas canções. Entre seus trabalhos na área, estão dois álbuns – “Reinvenção” e “Diários” – e os volumes 1 e 2 das Mix Tapes Eternamente Break Dance.

O MC começou sua carreira em 2002, por meio do grupo Gospel Profetas do Apocalipse, quando tomou contato com o circuito da música gospel. Foi nesse período em que adquiriu o nome Réu, sugerido por um amigo, numa abreviação de seu nome de batismo.

Em 2006, decidiu enveredar seu caminho de forma autônoma, fazendo trabalhos relacionados com movimento cultural, chegando a fundar, ao lado de alguns amigos, o Coletivo Literatura Suburbana, que organizava eventos culturais, saraus e oficinas sobre a África.

Seu encontro com o hip hop se deu em 2008 e foi um divisor de águas, pois passou a se aprofundar nas linguagens que compõem o movimento cultural: a dança, o MC, o rap e o grafite. Já lançou dois álbuns gravados em estúdio, “Reinvenção”, em 2012, e “Diários”, em 2017, dentre outros trabalhos.

Já se apresentou em festivais e eventos, como a Virada Cultural de São Paulo, em 2015; o Aniversário de São Paulo, de 2016; e o Encontro Paulista de Hip Hop, entre 2012 e 2015. Mano Réu também é autor dos livros como “Amor Banto em Terras Brasileiras” e “Os Planos Secretos do Regime”.

A atividade ainda contará com apoio da cantora e compositora Nat Ventura, que atua na Fábrica de Cultura 4.0, e do professor de Educação Física Ronaldo Caldas, da E.E. Padre Anchieta, escola vinculadora que realiza a educação escolar do centro socioeducativo.