CASAs Novo Tempo, Santo André I e Irapuru I levam II Festival de Jogos e Brincadeiras

Ao todo, cerca de 730 adolescentes de 52 centros socioeducativos participaram da homenagem ao Dia das Crianças

Pipa, pião, bolinha de gude, pique-bandeira, queimada, corrida com carrinho de mão, quiz com torta na cara e cabo de guerra. Essas foram algumas das brincadeiras que os centros socioeducativos Novo Tempo, de Franco da Rocha, Santo André I, de Santo André, Irapuru I, de Irapuru, promoveram na semana do Dia das Crianças, em outubro, e venceram o II Festival de Jogos e Brincadeiras da Fundação CASA.

A segunda edição do Festival, promovida pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Instituição, incentivou cerca de 730 adolescentes, de 52 centros socioeducativos localizados em 32 municípios paulistas, a resgatar brincadeiras e jogos infantis nas atividades de Educação Física e Esporte durante os dias 09 e 11 de outubro, na semana em que se celebrou o Dia da Criança.

O CASA Novo Tempo ficou em primeiro lugar, com 60 pontos alcançados, seguido pelo CASA Santo André I, com 59 pontos, e, em terceiro, o CASA Irapuru I, com 58 pontos. Os três centros socioeducativos receberão kits esportivos de premiação.

Um dos objetivos da iniciativa foi a promoção de momentos de respeito às diferenças e à diversidade cultural, uma vez que a brincadeira é uma ação lúdica que integra o desenvolvimento do ser humano.

A participação dos centros socioeducativos foi voluntária. Os 53 centros participantes desta edição se encontram nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Franco da Rocha, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Arujá, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Araraquara, São Carlos, Franca, Taquaritinga, Marília, Araçatuba, Lins, Irapuru, Presidente Bernardes, Sorocaba, Iaras, Cerqueira César, São José dos Campos, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente, Guarujá e Mongaguá.

“Os jogos e as brincadeiras também incentivaram a socialização e integração dos jovens”, afirmou o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “Os profissionais de Educação Física da Fundação CASA promoveram as ações nos centros socioeducativos que aderirem, respeitando o tempo de atividade local.”

Esta foi a segunda edição do evento, que teve início em 2019 e foi retomado em 2023 após o fim da decretação da pandemia de covid-19. Na primeira edição, cerca de 600 adolescentes internados em 40 centros socioeducativos participaram.

Os profissionais de Educação Física puderam promover até cinco atividades que envolvessem jogos e brincadeiras da infância, que também pudessem ser regionalizados.

As atividades foram registradas e avaliadas pela equipe da Gefesp, que utilizou três critérios na avaliação: criatividade, interação e organização, que conferiram até, respectivamente, 30, 20 ou 10 pontos para o centro socioeducativo.