CASA Vitória Régia promove 2ª edição de Encontro Literário

Evento tem como objetivo motivar adolescentes a continuarem lendo e promove um bate-papo com escritores da cidade

Um grupo de 15 jovens que cumprem medidas socioeducativas no CASA Vitória Régia de Lins, um dos centros da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vai participar da 2ª Edição do Encontro Literário, que ocorrerá no Centro do Professorado Paulista (CPPP), também situado na cidade, na próxima quinta-feira, 11 de julho, às 19h,

O evento tem como objetivo motivar os adolescentes, que são alunos da “Oficina de Leitura – Ler, Interpretar e Compreender”, a continuarem se dedicando a atividade, e também promove um bate-papo com cinco escritores da cidade.

Participarão do evento os escritores: Suelyn Greco, autora do livro “Foto de Família”; Giovana Neves, autora de “Dez contos à vista e poemas com juros de amor”; Aninha Oliveira, autora do livro “Viva suas próprias experiências com Deus”; Cristina Bispo da Silva, autora do livro “Histórias super encantadas”; e Diego Cano autor de “Dormindo com ideias, acordando com atitudes”.

A diretora do centro socioeducativo, Rosimeire Oliboni, destaca que o bate-papo será muito enriquecedor, pois os adolescentes leram todos os livros. “Eles foram trabalhados no contexto da “Oficina de Leitura – Ler, Interpretar e Compreender”, que tem como objetivo melhorar intepretação de texto dos jovens”, completou.

Além do bate-papo, haverá ainda música, poesia e uma mesa de autógrafos. A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressalta a importância dessa ação no contexto socioeducativo: “A realização de eventos como como esse é fundamental para o desenvolvimento socioeducativo dos adolescentes. Promover a leitura e a interpretação de textos vai além de apenas melhorar o desempenho escolar; é uma forma de abrir novas perspectivas e estimular o pensamento crítico”, concluiu.

A “Oficina de Leitura – Ler, Interpretar e Compreender” foi criada em 2021, durante a pandemia de Covid-19, pela agente educacional Juniana Priscila Conceição, que notou uma dificuldade dos adolescentes em realizarem a intepretação de textos.

Durante as aulas, os adolescentes são convidados a lerem e debaterem o conteúdo dos livros, de forma a entenderem seu significado e ampliarem seus conhecimentos.

A atividade foi bem aceita pelos jovens e a oficina deu origem ao Encontro Literário, como uma forma de ampliar o conteúdo. A primeira edição do Encontro Literário aconteceu em 2023 na Biblioteca Municipal de Lins, e contou com a presença de professores da rede municipal de ensino, e apresentou a importância das atividades de leitura direcionada.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/