CASA Rio Turiassu promove Olimpíada do Conhecimento

Realizada em conjunto com professores da escola vinculadora, atividade envolve jovens em internação provisória e internação sanção

Todos os adolescentes em internação provisória e internação sanção no CASA Rio Turiassu, no Complexo do Brás, em São Paulo, participam até o dia 15 de maio da Olimpíada do Conhecimento, atividade elaborada pela equipe pedagógica do centro de atendimento da Fundação CASA em conjunto com os professores da escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta. Os docentes ministram aulas diariamente dentro do Projeto Explorando o Currículo (PEC).

A competição é dividida em duas fases e envolve os professores das seis disciplinas ministradas pelo PEC nas oito salas de aula do centro de atendimento – Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Artes. Na primeira, todos os adolescentes respondem a avaliações com 10 questões em cada disciplina, saindo os classificados para a final. Depois, os classificados demonstram novamente seus conhecimentos de cada matéria até sair o vencedor de cada disciplina.

Até a próxima semana, em dias distintos, acontecem as disputas das duas fases nas disciplinas de História, Geografia, Ciências e Artes, ministradas no PEC. No final de abril, quando começou a Olimpíada do CASA Rio Turiassu, os adolescentes disputaram as duas fases nas disciplinas de Português e Matemática. Os vencedores foram dois adolescentes, um de 16 anos e outro de 17 anos, originários das zonas Sul e Leste da capital paulista. Cada um recebeu uma medalha.

“Procuramos fazer uma atividade pedagógica diferente e saudável, que complementasse a educação escolar, uma vez que os adolescentes ficam de manhã até o final da tarde em sala de aula na internação provisória e na internação sanção”, explica o coordenador pedagógico do CASA Rio Turiassu, Jefferson Cruz. “Mesmo havendo vencedores, todos os adolescentes que participaram receberam algum incentivo pelo desempenho que tiveram.”

Segundo o coordenador pedagógico, a ideia de realizar a Olimpíada surgiu durante uma Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) com os professores da escola vinculadora. O desafio foi propor uma atividade pedagógica que pudesse auxiliar na diminuição da ansiedade dos jovens atendidos ao mesmo tempo em que testava os seus conhecimentos.

“Temos tido momentos produtivos e interativos entre os adolescentes e os professores”, destaca Cruz. “Na Língua Portuguesa procuramos estimular o interesse pela leitura e a escrita, enquanto o foco na Matemática foi promover a inclusão e incentivar o aperfeiçoamento dos professores”, explica.

“Procuramos nivelar o desafio para atender a todos os perfis educacionais que há no centro hoje”, completa o coordenador pedagógico. As provas aplicadas são iguais para todos os jovens, que estão matriculados entre o 4º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio.

No Projeto Explorando o Currículo, os conteúdos ministrados são transversais, com início, meio e fim no mesmo dia, devido à transitoriedade dos programas de atendimento realizados no CASA.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a internação provisória é uma medida cautelar em que o adolescente aguarda até 45 dias pela sentença do Poder Judiciário. Já a internação sanção é o sancionamento de privação de liberdade pelo prazo de até 90 dias que o Poder Judiciário pode aplicar ao jovem no descumprimento reiterado de medida socioeducativa anterior.