CASA Novo Tempo realiza feira de ciências

Atividade pedagógica interdisciplinar marcou o encerramento do ano letivo no centro socioeducativo de Franco da Rocha

Experimentos resultantes das misturas de diferentes elementos químicos, a junção entre a matemática e a arte, a importância da nutrição e da prática da atividade física para a saúde e a variedade regional brasileira mesclada com o impacto da tecnologia e das notícias falsas, as chamadas fake news.

Assim pode ser brevemente caracterizada a feira de ciências promovida no CASA Novo Tempo, no Complexo Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, na última quinta-feira (07), na área pedagógica. O evento reuniu e uniu adolescentes em internação e professores de todas as disciplinas – e de forma interdisciplinar – da escola vinculadora, a E.E. Azevedo Soares, marcando o encerramento do ano letivo no centro socioeducativo.

Em quatro salas temáticas – Arte e Matemática, Regiões Brasileiras e Fake News, Química e Nutrição e Educação Física –, os adolescentes expuseram materialmente os resultados de suas pesquisas e estudos em sala de aula, além de participar de experimentos, especialmente na área de química.

Todos os adolescentes das cinco turmas dos ciclos dos Ensinos Fundamental e Médio participaram da elaboração, montagem e das experimentações químicas, como a “espuma de elefante”, à base de água, detergente e outros compostos, ou a água furiosa, baseada no gás carbônico.

Divididos em grupos, todos os adolescentes visitaram todas as salas e aprenderam um pouco mais sobre os conteúdos também a partir das apresentações de parte dos jovens. Eles viajaram, por exemplo, na arte baseada em figuras geométricas, inspiradas nas obras de Mondrian, demonstrando a junção entre a arte e a matemática.

De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Lucilene Bezerra, a preparação para realizar o evento ocorreu desde o início do segundo semestre deste ano, nas reuniões pedagógicas. “Foi uma ação concomitante com o planejamento da escola”, explicou.

A partir do último trimestre, por volta de outubro, os professores da escola vinculadora começaram a colocar em prática com os jovens os projetos dos conteúdos, utilizando parte do horário de aula. A equipe pedagógica do centro socioeducativo também auxiliou nas elaborações.

“O trabalho foi grande, mas valeu muito a pena. Para quase todos os adolescentes envolvidos esta foi a primeira feira de ciências que participaram na vida”, contou Lucilene.