CAIP Ruth Pistori discute o câncer de mama

A partir da temática do Outubro Rosa, jovens em internação provisória e sanção, além de servidores, assistiram palestra sobre tema com técnica de enfermagem

As adolescentes em internação provisória e internação sanção no CAIP Ruth Pistori, na cidade de São Paulo, assim como servidores das áreas de segurança e pedagógica, assistiram na última segunda-feira (30/10) a uma palestra sobre câncer de mama, ministrada pela técnica de Enfermagem Joquebed Ferreira da Silva Santos, que atua no Pronto Socorro da Lapa, por meio da organização social Associação Saúde da Família.

Durante cerca de uma hora, a profissional explicou as formas de manifestação da doença, causas possíveis, a importância da prevenção e a forma de realizar o autoexame das mamas como estratégia preventiva. Três professoras da escola vinculadora, a E.E. Padre Anchieta, também participaram da plateia.

“Atendemos a adolescentes do gênero feminino e trans e abordar o tema é importante para todos porque o câncer de mama pode atingir qualquer pessoa”, destaca a coordenadora pedagógica do CAIP, Patrícia Oliveira Módolo.

Joquebed ainda tratou sobre o controle e compreensão das emoções para evitar o desenvolvimento de alguma doença psicossomática. De forma didática, a técnica de Enfermagem ilustrou a necessidade de se libertar de emoções negativas e deixar fluir os bons sentimentos.

Ela entregou um copo plástico para cada menina, pedindo para, caso tivessem algum sentimento ruim guardado, que cortassem ou retirassem um pedaço. Depois, com uma garrafa de água, ela disse que iria distribuir às jovens, mas nenhuma delas tinha mais o copo intacto. “Foi uma forma de mostrar que precisamos evitar guardar sentimentos ruins”, completa a coordenadora pedagógica.

Durante o mês de outubro, as professoras da escola vinculadora, dentro do Projeto Explorando o Currículo (PEC), em aulas temáticas sobre saúde, também discutiram a importância de conhecer e prevenir o câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen of the Cure, para mostrar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e da prevenção tanto para mulheres quanto homens.

Em 2018, por meio da Lei nº 13.733, o Brasil instituiu outubro como o mês da conscientização sobre o câncer de mama, com o desenvolvimento de ações públicas, dentre elas, a iluminação de prédios públicos com a luz cor de rosa, campanhas na mídia e promoção de palestras de esclarecimento.