50 jovens da Fundação CASA farão curso de educação empreendedora

Cerimônia de assinatura do termo de convênio, com presença do Governador João Doria, acontece nesta quinta (12), Dia Internacional da Juventude

Um grupo de 50 adolescentes, internados em oito centros socioeducativos da Fundação CASA na capital, interior e litoral, participarão de curso de Educação Empreendedora da Agência de Fomento Social Besouro, realizado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, por meio da Subsecretaria da Juventude – dentro do Programa Negócio Próprio –, e a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC).

No Dia Internacional da Juventude, nesta quinta-feira (12), às 17h, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia, o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, assinam o termo de convênio entre os órgãos e a Agência Besouro.

Na ocasião, também se celebra um ano de funcionamento da Subsecretaria da Juventude. Quatro adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na capital e em Osasco participam da cerimônia, representando o grupo de jovens beneficiados pela parceria.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de 2020, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos era de 29,8%, chegando a 42,7% na faixa etária de 14 a 17 anos. O índice geral a população, até então, era de 13,9%

O diferencial desta formação é de ser composta por duas fases: uma teórica, concentrada em uma semana, e uma prática, com a incubação de um projeto empreendedor, com tutoria, para que seja implementado.

“Queremos que esses jovens saiam da internação já com a perspectiva de ter um projeto elaborado para, caso queiram, construam o seu próprio negócio”, explica o secretário da Justiça, Fernando José da Costa.

Durante a execução da medida socioeducativa de internação, de acordo com o plano individual de atendimento (PIA), os adolescentes acessam cursos com natureza de formação profissional.

“É imprescindível firmarmos parcerias para compreender as necessidades dos jovens nos mais diversos contextos. Estamos oferecendo essa capacitação para os adolescentes da Fundação CASA e esperamos impactá-los positivamente em seu ingresso no mercado competitivo”, frisa o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Os jovens, de ambos os sexos, possuem idade mínima de 15 anos, cursam o Ensino Médio e que já possuíam desejo em empreender. A maioria possui perspectiva de desinternação em até quatro meses após começar o curso, cujo início está previsto para meados de setembro.

“O curso auxilia a juventude a tornar realidade o sonho de ter o próprio negócio. Sem ônus ao Estado, o Programa ainda vai oferecer apoio aos alunos após o curso, garantindo a eficácia da parceria”, comenta o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.”, comenta o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.

Do total de 50 participantes, 36 rapazes estão internados nos CASAs Osasco II, em Osasco; Manacá da Serra, em Franco da Rocha; Tamoios, em São José dos Campos; Praia Grande I, em Praia Grande; Ribeirão Preto; e Rio Dourado, em Lins; e 14 garotas cumprem medida socioeducativa nos CASAs Feminino Bom Retiro, na capital, e Feminino de Cerqueira César, na cidade do interior paulista.

Como será a formação

O curso de Educação Empreendedora da Agência de Fomento Social Besouro possui etapas teórica e prática. Na primeira, durante cinco dias de imersão on-line, totalizando 30 horas de formação, os adolescentes aprendem conteúdos como noções de fianças, vendas, fluxo de caixa, marca própria, comunicação e criatividade, a partir de 11 módulos existentes na metodologia.

Já na segunda etapa, durante a incubação, são 90 dias dedicados a desenvolver o projeto, com base no conteúdo aprendido. Um profissional da Agência Besouro será o mentor no período, auxiliando para que os jovens sejam capazes de construir o projeto do próprio negócio.