UNICASA promove roda de conversa com servidores da DR2

Profissionais dialogaram sobre atitudes comportamentais positivas que contribuam para o bem-estar individual e coletivo

 

Foto mostra 31 adultos, entre homens e mulheres, numa sala fechada de paredes brancas e com cadeiras dispostas no piso. Eles estão um ao lado do outro, posando para a foto
Servidores da DR2 que participaram da roda de conversa

O padrão de comportamento afeta não só o próprio indivíduo como as pessoas com quem lida, impactando ao seu redor, especialmente onde se trabalha. Com o objetivo de compartilhar experiências em busca do equilíbrio no ambiente de trabalho, a Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA) promoveu na última segunda (2) e terça-feira (3) rodas de conversa com 56 servidores de todos os setores que atuam na sede da Divisão Regional Litoral e Metropolitana (DR2), em Diadema, no ABCD paulista, e no CASA Peruíbe, no litoral sul.

O tema do diálogo franco e aberto foi a atitude comportamental positiva como estratégia para ponderar sobre comportamentos que reflitam uma mentalidade ou perspectiva otimista, construtiva e ativa, de forma a contribuir para o bem-estar pessoal e profissional do indivíduo e, por consequência, irradiar no ambiente de trabalho.

Por cerca de duas horas e meia, desde servidores que atuam na gestão da Divisão Regional e do centro de atendimento, até profissionais das áreas da segurança, apoio operacional, pedagogia, psicologia e serviço social, todos que participaram tiveram a oportunidade de contar voluntariamente suas experiências para, a partir delas, refletir sobre soluções para encontrar o equilíbrio e a inteligência emocionais, gerando, consequentemente, impacto positivo nas práticas diárias comportamentais.

Foto mostra 17 servidores na entrada da área técnica do CASA Peruíbe, onde há um pequeno jardim e, ao fundo, grade de acesso e parede com janela e porta. São homens e mulheres que estão posicionados um ao lado do outro, posando para a foto
Servidores do CASA Peruíbe também debateram na roda de conversa

Para incentivar a participação, os formadores Edilson José Gomes e Érika dos Santos Jacob utilizaram uma metodologia ativa, tendo como ferramentas o uso de perguntas disparadoras – que provocam a ponderação –, vídeos reflexivos e dinâmicas. O resultado se mostrou em reflexões coletivas dos servidores, de forma a proporcionar a melhoria da comunicação, a promoção da empatia e a construção de relações mais saudáveis.

“A roda de conversa é mais do que um simples encontro entre pessoas, é um processo de transformação individual e coletivo, sendo um meio importante de cuidado e manutenção da saúde mental”, avalia Gomes. “Proporcionar esses momentos é criar oportunidades para que as pessoas possam se expressar e exercitar a escuta empática, colocando-se no lugar de sujeitos aprendentes, dialogando entre a prática e a teoria.”

A iniciativa começou em abril deste ano, com a realização das primeiras rodas de conversa em Ribeirão Preto, na antiga Divisão Regional Norte (DRN), hoje Subsede 2 da Divisão Regional Interior (DR4). A meta é promover as rodas de conversa ao menos em todas as quatro divisões regionais, nas suas sedes e subsedes, até o final do ano.

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