Adolescentes da Fundação CASA participam de concurso de redação sobre os vínculos entre China e Brasil
Jovens de centros socioeducativos em São Paulo, Franco da Rocha, Irapuru e Mogi Mirim escreveram sobre os laços históricos e a parceria entre os dois países

Cerca de 67 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em centros da Fundação CASA, localizados nos municípios de São Paulo, Franco da Rocha, Irapuru e Mogi Mirim, participaram, entre os dias 5 e 6 de junho, da 2ª edição do Concurso de Redação “China e Brasil: uma amizade que atravessa as montanhas e mares”.
Voltado a estudantes da rede pública estadual, o concurso tem como objetivo incentivar a produção de textos dissertativo-argumentativos sobre os vínculos históricos, econômicos e culturais entre os dois países, promovendo o pensamento crítico, o respeito à diversidade e o aprimoramento das habilidades de escrita. No caso da Fundação CASA, os adolescentes participam por meio das escolas estaduais vinculadas aos centros de atendimento.
Dividida em duas categorias — Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) — a competição contempla diversas etapas. Na fase inicial, as melhores redações de cada escola são encaminhadas às Diretorias Regionais de Ensino, que selecionam os textos enviados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e, posteriormente, ao Consulado da China.
As redações, manuscritas e com limite de até 25 linhas, precisaram seguir as exigências do gênero dissertativo-argumentativo. Os textos mais bem avaliados podem ser premiados com mochilas, relógios inteligentes, tablets e smartphones. Professores orientadores também serão reconhecidos com brindes institucionais. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 4 de agosto, na capital paulista.
“Participar de um concurso como esse representa um estímulo importante para os nossos jovens. Eles exercitam a escrita, aprofundam conhecimentos sobre relações internacionais e desenvolvem competências essenciais para a vida cidadã e acadêmica”, avaliou a gerente de Governança Escolar da Fundação CASA, Neuza Flores.
Para a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, a participação dos jovens reafirma o poder da educação como ferramenta de transformação. “Quando oportunizamos que os adolescentes expressem suas ideias, histórias e visões de mundo por meio da escrita, estamos apostando em uma verdadeira ponte para a ressocialização. A educação abre caminhos que atravessam fronteiras, mares e montanhas”, declarou.
A iniciativa é promovida pelo Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, em parceria com a SEDUC-SP, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza (EFAPE) e do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC), em articulação com a Coordenadoria Pedagógica (COPED).