Divisão Regional da Fundação CASA na capital paulista homenageia pedagogos

Mais de 30 servidores participaram do 1ª Colóquio de Educação da DRCAP em alusão do Dia do Pedagogo

 

Foto mostra um grupo de 36 pessoas, entre mulheres e homens, em pé, próximo ao palco do auditório do Complexo do Brás. As pessoas estão próximas umas às outras, em foto posada do grupo. A maioria sorri.
DRCAP celebra do Dia do Pedagogo com palestra

 

O pedagogo é o profissional que planeja, executa e coordena tarefas da área da educação e, na execução de medida socioeducativa da Fundação CASA, tem um papel muito importante no processo formativo dos adolescentes atendidos. Para celebrar esses profissionais, a Divisão Regional Metropolitana Capital (DRCAP) promoveu no dia 20 de maio, quando se comemorou o Dia do Pedagogo, o 1º Colóquio da Educação da DRCAP, no auditório da Divisão, no Complexo do Brás, em São Paulo.

O encontro reuniu 31 pedagogos que atuam nos centros de atendimento da Divisão, localizados na capital paulista e nas cidades de Guarulhos e Itaquaquecetuba. O foco foi debater as boas práticas na rotina com os jovens, a partir de uma reflexão sensível sobre a potência do cuidado na educação e o papel do pedagogo.

A discussão foi conduzida pela coordenadora pedagógica Almunita dos Santos Pereira, que hoje atua na Fundação CASA de Semiliberdade Caetanos, em São Paulo. A partir do tema “Educação que Abraça: O Papel do Pedagogo na construção de ambientes educativos e acolhedores”, Almunita destacou como o pedagogo pode construir vínculos com os jovens e oferecer segurança emocional e sensação de pertencimento nos ambientes socioeducativos.

Para enriquecer o diálogo, a coordenadora pedagógica propôs um exercício aos participantes: de maneira lúdica, analisar as metáforas e imagens poéticas da canção “Copacabana”, de Tom Jobim, trazendo as comparações para as dimensões pessoal, familiar e do processo educativo. A proposta gerou uma escuta e um olhar empáticos entre os pedagogos presentes.

Foto mostra o auditório do Complexo, com paredes brancas e persianas ao fundo. Em formato de roda, estão homens e mulheres adultos sentados em carteiras tipo universitárias. Ao centro da roda está a palestrante, uma mulher negra. Atrás dela está projetada uma apresentação na parede.
Almunita destacou a importância da cooperação entre os setores

Almunita ainda compartilhou o vídeo “O menino no meio da ponte”, uma produção do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sobre a história de um menino que tenta atravessar uma ponte gigantesca, fazendo analogias sobre os desafios e obstáculos do “fazer pedagógico”.

“A cooperação é muito importante no ambiente pedagógico, pois não é necessário que se atravesse uma ponte sozinho. No ambiente socioeducativo, o apoio entre colegas é fundamental para dividir responsabilidades e fortalecer o trabalho pedagógico”, afirmou a coordenadora pedagógica, que é mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também concluiu o doutorado em Ciências Sociais.

“Foi um espaço interativo e reflexivo que permitiu integrar e escutar as narrativas do cotidiano dos educadores, os obstáculos enfrentados, os limites, as possibilidades e a resiliência no fazer pedagógico”, avaliou a coordenadora pedagógica da DRCAP, Miriam Aparecida Guedes. Ao final do debate, todos confraternizaram em um delicioso café da tarde.

O Dia do Pedagogo é celebrado anualmente no dia 20 de maio, cuja data foi instituída pela Lei nº 13.083/2015.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

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