Jovens da Fundação CASA de Araçatuba realizam testagem para HIV, sífilis e hepatite

Ação foi voluntária e contou ainda com palestra ministrada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

Os jovens que cumprem medida no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Araçatuba participaram na última sexta-feira (12/07) de uma ação de promoção à saúde que contou com uma palestra e testagem voluntária para HIV, sífilis e hepatite.

A iniciativa cumpre o cronograma estabelecido pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) e ocorreu por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde da cidade de Araçatuba.

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA, Claudioni Colevati, o evento teve um impacto positivo. “Os adolescentes foram participativos, demonstrando interesse e tirando dúvidas. Foi muito legal”, destacou.

Ao final do evento, os profissionais de saúde da Secretaria realizaram a coleta e testagem rápida para a detecção de HIV, sífilis e hepatite com adolescentes e servidores que manifestaram o desejo para participarem de maneira voluntária.

A ação ocorre em meio ao à Campanha “Julho Amarelo”, que destaca a importância de prevenir e controlar a disseminação das hepatites virais.