Fundação CASA promove programação de férias para adolescentes em medida socioeducativa

Atividades culturais, esportivas e educativas contribuem para a reinserção social e desenvolvimento integral dos jovens

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), por meio de sua Superintendência Pedagógica, vai promover uma série de atividades para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa neste mês de julho, período de férias. A programação oferecerá diversas opções de lazer, esporte, cultura e conscientização aos jovens internos.

“As férias escolares representam um período de descanso para nossos adolescentes e cabe à Instituição oferecer atividades lúdicas e diferenciadas que fomentem o conhecimento e a criatividade”, ressalta o superintendente pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles.

Concurso de logotipo para salas de leitura
Um dos destaques da programação é o concurso interno para a criação de logotipos das salas de leitura em todos os centros de atendimento da Fundação CASA. Esta iniciativa busca envolver os adolescentes na concepção da identidade visual dos espaços dedicados ao aprendizado e oferece uma oportunidade para os jovens expressarem sua criatividade e contribuírem com um projeto que reforça a importância da leitura.

III Caminhos Literários
Com o tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”, o evento “3º Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura” ocorrerá nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho de 2024, celebrando os 34 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Organizado pelo programa ‘Fazendo Justiça’ do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o evento visa promover o acesso à cultura literária.

A programação inclui atividades culturais autogestionadas nos centros de atendimento Nelson Mandela, em Bauru; Feminino Anita Garibaldi, em Cerqueira César; e Juquiá, na capital paulista, no dia 12. Esta iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de entrar em contato com obras literárias e participar de oficinas que incentivam a leitura e a escrita.

No dia 17 de julho, a Fundação CASA apresentará o painel “Cultura, Identidade e Espaços Culturais: Qual o rolê do museu?”, destacando a importância da visitação a museus como estratégia pedagógica e lúdica para o acesso ao conhecimento e à apreciação cultural. Na ocasião, haverá uma visita guiada ao Museu Afro Brasil Emanoel Araújo.

O evento terá transmissão ao vivo no dia 11 de julho, acessível ao público geral pelo Canal do CNJ no YouTube, enquanto as atividades dos dias 16 e 17 serão exclusivas para as unidades socioeducativas de todo o país.

III Gincana Olímpica e Paralímpica
Em alusão aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a Fundação CASA, por meio de sua Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), organizará a III Gincana Olímpica e Paralímpica. A iniciativa, que ocorrerá durante todo o mês de julho, tem como objetivo promover a prática esportiva e a competição saudável entre os adolescentes. Os centros de atendimento são incentivados a formar equipes e participar das atividades, que serão inspiradas nas modalidades olímpicas e paralímpicas.

I Desafio de Atletismo
No dia 31 de julho, será realizado o I Desafio de Atletismo no Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo do Campo. O evento, que ocorrerá das 8h às 17h, tem como principal objetivo incentivar a prática esportiva e proporcionar momentos de competição e integração entre os adolescentes.

Organizado pela Gefesp e regido pelas regras da Confederação Brasileira de Atletismo, o desafio contará com a participação dos centros socioeducativos da Fundação CASA. Cada divisão regional da Fundação CASA levará até oito adolescentes no masculino e até 10 no feminino. Entre as provas previstas estão corridas, saltos e arremessos, adaptadas para as capacidades dos participantes. Ao final, os melhores atletas serão premiados com troféus e medalhas, reconhecendo o esforço e a dedicação dos participantes.

Visitas culturais e encontros virtuais
A Gerência de Arte, Cultura e Ensino Profissionalizante (Gacep) da Fundação CASA, em parceria com diversas instituições culturais, manterá uma agenda de visitas a equipamentos culturais e encontros virtuais durante todo o mês de julho. As atividades são projetadas para enriquecer o repertório cultural dos adolescentes, proporcionando acesso a diversas formas de arte e cultura, mesmo durante o período de recesso.

Palestras de conscientização
A programação de férias também inclui ações de conscientização, como o projeto de conscientização sobre o uso excessivo de álcool na juventude. Em parceria com o Instituto para Formação e Ressocialização do Egresso e Encarcerado (iFree) e o Instituto Aliança, serão realizadas palestras interativas em formato de cine debate. Inicialmente, os encontros serão direcionados aos centros socioeducativos da capital paulista.

O projeto visa levar um conteúdo lúdico e didático às unidades prisionais e socioeducativas, alertando sobre os perigos e as consequências do uso excessivo de álcool, considerado a porta de entrada para outras substâncias.

Com a participação do rapper e escritor Fábio Sagat B, um dos cofundadores do iFree, o projeto combina teatro com palestras, disponibilizando conteúdos didáticos para que o trabalho de conscientização seja permanente. Sagat B, que cumpriu 12 anos em regime fechado, utiliza sua história de superação para inspirar os jovens, destacando como a arte e os livros o ajudaram a sair do vício e do crime.

“Com uma programação rica e diversificada, buscamos proporcionar um período de férias produtivo e educativo para os adolescentes, promovendo seu bem-estar, desenvolvimento pessoal e integração social”, afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.