Mais de 40 jovens da Fundação CASA prestam provas para a Fatec no domingo (30/06)
Adolescentes tentam vagas em oito cursos para se preparar para o mercado de trabalho a partir do 2º semestre
Um grupo de 42 adolescentes que cumprem ou cumpriram medidas socioeducativas de internação e semiliberdade em 26 centros da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) em 14 cidades do Estado de São Paulo irão prestar no próximo domingo (30/06) o vestibular para a Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Governo do Estado de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS).
O exame acontece às 13h em diversos municípios paulistas. A prova terá cinco horas de duração. Os jovens vestibulandos da Fundação CASA escolheram oito cursos nas áreas de tecnologia, gestão e construção civil, com o foco em se capacitar para posterior inserção no mercado de trabalho e, assim, trilhar um novo futuro.
As aulas para os aprovados começam no segundo semestre deste ano. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 15 de julho no site vestibularfatec.com.br.
Os adolescentes inscritos para prestar o exame estão ou estiveram internados ou em semiliberdade nos centros socioeducativos Juquiá, Topázio, Itaquera, Chiquinha Gonzaga, Bela Vista, Vila Guilherme, Nova Vida, São Paulo, Paulista, Ouro Preto, Governador Mário Covas e Vila Leopoldina, de São Paulo; Osasco I, de Osasco; São Bernardo I, de São Bernardo do Campo; Guayí, de Guarulhos; Manacá da Serra, de Franco da Rocha; Maestro Carlos Gomes, de Campinas; Laranjeiras, de Mogi Mirim; Semiliberdade de Jundiaí; Botucatu; Três Rios, de Iaras; Rio Dourado e Vitória Régia, de Lins; Jacareí; Caraguatatuba; e Praia Grande I, de Praia Grande.
Os candidatos escolheram os cursos de Gestão Empresarial, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Construção de Edifícios, Jogos Digitais, Gestão da Tecnologia da Informação, Produção Industrial, Logística e Gestão de Logística Integrada.
Como em anos anteriores, neste vestibular para o segundo semestre de 2024, o Centro Paula Souza concedeu isenção nas inscrições dos jovens da Fundação CASA, na parceria histórica entre as duas instituições públicas.
“A isenção é um instrumento de inclusão, para que os jovens da Fundação CASA tenham a chance de concorrer como qualquer outro candidato e demonstrar seu conhecimento na prova, buscando uma vaga para a continuidade da formação tanto para o mercado de trabalho como cidadãos”, afirma a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
O Centro Paula Souza é autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelas Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).