Jovens do CASA Jacareí visitam Museu Interativo de Ciências

Objetivo foi promover contato prático com o aprendizado da sala de aula

Três adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Jacareí, no Vale do Paraíba, visitaram o Museu Interativo de Ciências (MIC), em São José dos Campos, na última terça-feira (14). O foco foi proporcionar o contato prático, por meio de experiências, com o mundo da Física, Biologia e outras disciplinas visto em sala de aula. A visita foi monitorada com educadores do MIC.

Dos jovens, com idades entre 16 e 17 anos, dois cursam o Ensino Médio e o terceiro está nos anos finais do Ensino Fundamental. O MIC é um museu interativo e com experimentos científicos, que segue o modelo do Museu Catavento, na cidade de São Paulo, que alia o aprendizado de ciências à diversão.

“Usufruir os aparelhos culturais oferecidos na região é um direito desses adolescentes e um meio para ampliar ainda mais o seu conhecimento e repertório”, avalia o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

De acordo com a coordenadora Pedagógica do CASA Jacareí, Patrícia Castilhos Pereira, os experimentos da área de Física e o planetário do MIC foram as atrações que mais impressionaram os adolescentes. “Eles aprenderam e se divertiram bastante, pois tudo o que experimentaram já tinham visto nos livros e mídias do ensino formal”, comentou a coordenadora pedagógica que acompanhou a visitação.

O Museu apresenta, dentre outros atrativos, bolhas esculturais, trem da inércia, canhão de fumaça, bolha cilíndrica e a máquina eletrostática de Wimshurst, uma réplica do gerador elétrico de alta voltagem desenvolvido pelo engenheiro e inventor britânico James Wimshurst no século XIX.

Também acompanharam a visita os agentes de apoio socioeducativo Mauro Silva Sá e Júlio Gomes de Oliveira, além da professora de Matemática, Física e Arte, Mayra Garcia, da escola vinculadora do centro socioeducativo, a E.E. Professora Amância Dias Sampaio.