Uruguai vence a 1ª Copa do Mundo promovida pela Fundação CASA

País foi representado pela equipe do CASA Rio Dourado, de Lins; tricampeão da Seleção Brasileira Zé Maria compareceu à final desta quinta (27)

O Uruguai novamente se torna campeão de uma copa do mundo. Foi representando a nação sul-americana que os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Rio Dourado, em Lins, conquistaram nesta quinta-feira (27) a I Copa do Mundo de Futebol na CASA, a primeira edição do campeonato de futebol que reuniu cerca de 150 jovens de dez centros socioeducativos de São Paulo e do Distrito Federal (DF), em alusão à Copa do Mundo Fifa 2022, no Catar.

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, entregou o troféu e medalhas aos vencedores. O tricampeão da Seleção Brasileira de Futebol Zé Maria, o Super Zé, prestigiou a grande final, ocorrida no Clube Espéria, na capital paulista. Por cerca de 20 anos, Zé Maria atuou na área esportiva da Fundação CASA.

A vitória linense/uruguaia veio num jogo muito disputado e com cinco gols, com vitória pelo placar apertado de 3 a 2 contra o time do CASA Arujá, que representou a seleção de Portugal.

O terceiro lugar ficou para a equipe do Distrito Federal, representando a França, que superou por 4 a 3 o time do CASA Três Rios, de Iaras, representante da seleção da Holanda. O segundo e terceiro colocados também receberam troféus. Todos os adolescentes dos times que chegaram às finais levaram medalhas.

A competição, que contou com apoio da Federação Paulista de Futebol (FPF), proporcionou a esses jovens em internação a vivência do futebol de campo, além de promover a socialização. Os adolescentes jogaram em campos profissionais, de grama natural ou sintética, como o Canindé, o Clube Espéria e a Arena do Benfica Vila Maria.

“A Federação Paulista de Futebol sempre nos apoia nessas competições de futebol de campo. Desta vez, além de ceder a arbitragem, ainda confeccionaram os troféus e medalhas”, explicou o Secretário da Justiça.

“A Fundação CASA fez um ótimo trabalho com essa competição, especialmente porque saímos da pandemia. Fiquei feliz com a realização, pois é um trabalho muito significante para os adolescentes”, avaliou Zé Maria.

“Ficamos muito felizes em participar da integração dos adolescentes, assim como por acreditarem na iniciativa com o nosso Clube e estaremos sempre à disposição”, afirmou o vice-presidente Esportivo do Clube Espéria, Laudelino Alves de Oliveira, durante a cerimônia de premiação.

A I Copa do Mundo de Futebol na CASA, organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, foi uma competição de futebol que reuniu aproximadamente 150 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em nove centros da Instituição e um do Distrito Federal, cada qual representando um país que competirá na Copa do Mundo Fifa 2022 a partir do dia 21 de novembro.

Os times, formados por 11 adolescentes na linha e quatro reservas, foram divididos em dois grupos – A e B. Na primeira fase, as equipes jogaram em chaves com dupla eliminatória, sendo que os dois primeiros classificados seguiram para as semifinais.

Na segunda etapa, em partidas únicas, as quatro equipes classificadas disputaram as vagas da final. Na terceira e última fase, as duas equipes que perderem na semifinal disputaram o terceiro lugar, enquanto os ganhadores disputam o troféu da competição. As partidas aconteceram entre os dias 25 e 27 de outubro.

Os jovens participantes de São Paulo vieram dos oito centros socioeducativos de todo o Estado paulista que venceram as etapas regionais da 17ª edição da Copa CASA de Futebol, ocorrida no primeiro semestre deste ano, além de um centro socioeducativo convidado – o CASA Ipê, do Complexo Raposo Tavares, em São Paulo, representando a Argentina.

Os outros cinco centros socioeducativos paulistas participantes foram CASA Santo André II, de Santo André, vencedor da edição 2022 da Copa CASA, que representou o Brasil; CASA Nova Vida (Espanha), do Complexo da Vila Maria, e CASA Rio Tâmisa (Alemanha), do Complexo do Brás, ambos da cidade de São Paulo; CASA Limeira (México); e CASA Ribeirão Preto (Croácia).