UNICASA promove debate sobre direitos da população LGBTQIA+

Palestra com pesquisador Fernando Estima acontece nesta terça (28), às 14h30, por meio da plataforma Microsoft Teams

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a Fundação CASA, por meio da Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA), realiza nesta terça-feira (28), às 14h30, um debate sobre os direitos da população LGBTQIA+ em diferentes contextos sociais, com o jornalista, professor e pesquisador, Fernando Estima.

A palestra será transmitida por meio da plataforma do Microsoft Teams (link disponível na Intranet). O jornalista compartilhará a própria história de vida, refletirá sobre a evolução dos direitos e do movimento dessa população, e discutirá as conquistas alcançadas e o legado que fica para as próximas gerações.

Fernando Estima é líder de comunicação e educação da Plurie Br, uma plataforma de educação e tecnologia voltada à diversidade, equidade e inclusão, que oferece a empresas conteúdos personalizados, como cursos e formações.

O palestrante também cursa doutorado no programa de Mudanças Sociais e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Entre 1999 e 2002, respondeu pela comunicação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, a maior manifestação social do mundo que reivindica direitos para a população LGBTQIA+ e celebra a diversidade com ações políticas e afirmativas. A Parada é organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) há 26 edições.

No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em homenagem à Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969, nos Estados Unidos.

Na ocasião, numa época em que a homossexualidade era considerada crime em muitos países, frequentadores LGBTQIA+ do bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, lutaram contra a repressão e a violência policial por sua condição. O caso incutiu a ideia do orgulho da comunidade LGBTQIA+ e inspirou a realização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+.