UNICASA promove bate-papo sobre a Campanha Laço Branco
Iniciativa mobiliza homens pelo fim da violência contra as mulheres; movimento foi criado após a morte de 14 mulheres estudantes de uma escola politécnica canadense, ocorrida em 06 de dezembro de 1989
A Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA) promove nesta sexta-feira (17/12), das 10h às 11h30 um bate-papo virtual, por meio da plataforma Microsoft Teams, para falar sobre a Campanha Laço Banco: homens pelo fim da violência contra as mulheres.
A campanha surgiu como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o assunto e também de relembrar o “Massacre de Montreal”, ocorrido 06 de dezembro de 1989, no Canadá.
Nessa data, Marc Lepine invadiu a sala de aula de uma escola politécnica e ordenou que os homens se retirassem. Após isso, assassinou 14 mulheres com um rifle semiautomático, e enquanto tentava fugir, feriu outras 13 pessoas de ambos os sexos. Cercado pela polícia, suicidou-se em seguida. Em sua nota de suicídio, culpou as mulheres feministas por terem arruinado sua vida.
O fato culminou na criação da campanha do Laço Branco e de uma data no Canadá, chamada Dia Nacional de Lembrança e Ação contra a Violência contra as Mulheres (National Day of Remembrance and Action on Violence Against Women), celebrada anualmente no dia 06 de dezembro.
Para debater a questão, a UNICASA convidou o educador e mediador do Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social de Diadema, Reginaldo Bombini e o facilitador do Programa Reflexivo e Socioeducativo para homens autores de violência doméstica “E Agora José”?, João Batista “Dentinho”.
Link do evento disponível na Intranet