UNICASA celebra Dia da Consciência Negra com palestra

Evento terá transmissão online via Teams 

A Fundação CASA, por meio de sua Universidade Corporativa (UNICASA), promove na próxima terça-feira (22/11), às 14h, uma palestra sobre arte, cultura e literatura negras, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo (20/11).  

A palestra terá transmissão através da plataforma Microsoft Teams e o link está disponível na intranet. 

O evento será ministrado pelo diretor de Carnaval da Escola de Samba Tom Maior, Judson Sales de Meneses e pela professora de língua portuguesa e escritora, Terezinha das Graças Morais Souza. 

Em sua fala, o palestrante abordará o tema “Arte da Cultura Negra – A Linguagem das Escolas de Samba e a perpetuação de heróis da cultura negra por meio da maior festa popular do planeta”.  

Além de diretor da Tom Maior, Meneses, que é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito do Trabalho também pela USP e em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), abordará o carnaval como forma de comunicação para perpetuar heróis da cultura negra, por meio de construções coletivas realizadas pelas escolas de samba.  

Já a professora Terezinha das Graças Morais Souza trará o tema “A importância da literatura negro-brasileira na desconstrução de estereótipos”.  

A palestrante é graduada em Letras (português/francês) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara e pós-graduada em História e Cultura Afro-brasileira pela FAMART (MG), e já contribuiu na elaboração de coletâneas como o “Laboratório de Narrativas Femininas”, pelo Sesc- RJ, “Mães Negras Brasileiras”, “Contando quanto uma árvore conta” e “Rainhas Negras – Nossa Verdade”, além da 44ª edição de contos da Cadernos Negros, pela Quilombhoje.  

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP