Tâmisa, Chiquinha Gonzaga e Três Rios vencem III Torneio de Basquete 3×3

Competição reuniu 16 equipes, de masculino e feminino, em jogos no Mini Ginásio do Ibirapuera nesta quinta (28)

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Rio Tâmisa (DRMSE), Chiquinha Gonzaga (DRMSE), ambos da capital, e Três Rios (DRS), de Iaras, venceram o III Torneio Estadual de Basquete 3×3 da Fundação CASA. As partidas decisivas da fase estadual do Torneio aconteceram nesta quinta-feira (28), no Mini Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

Em quadra, 13 times do masculino disputaram os troféus em duas categorias: na infantil, destinada à faixa etária de 12 a 15 anos, cinco equipes concorreram; e na juvenil, para jovens de 16 a 21 anos incompletos, foram oito equipes. Já três times buscaram o título no feminino, que tem categoria única.

A equipe do CASA Rio Tâmisa venceu na categoria infantil masculino. Na mesma categoria, o time do CASA Santo André I, do ABC paulista, levou o segundo lugar e a equipe dos CASAs Novo Tempo e Osasco, a terceira e a quarta colocação, respectivamente.

Já o  time do CASA Três Rios conquistou o Torneio na categoria juvenil masculino. O segundo lugar ficou com o CASA Franca e o terceiro e quarto com os CASAs Rio Dourado e Santo André I, respectivamente.

No feminino, a vitória ficou com o CASA Chiquinha Gonzaga, da capital. A segunda classificação foi conquistada pelo time do CASA Bom Retiro e o terceiro lugar pelas jovens do CASA Anita Garibaldi, de Cerqueira César.

Pela dinâmica da competição, todas as equipes jogaram entre si, mas de forma distinta. No infantil masculino e no feminino, foram grupos únicos, enquanto o juvenil masculino foi dividido em dois grupos, com quatro times cada.

Nas duas categorias do masculino, quatro equipes seguiram para as semifinais e finais: as quatro mais bem colocadas do grupo único do infantil e as duas melhores colocadas de cada um dos dois grupos do juvenil. Nas duas categorias, as semifinais e finais contaram com partidas únicas para definir os três primeiros colocados.

No feminino, entretanto, a definição das três primeiras colocações foi por pontos, após a disputa entre todas as equipes. Todos os vencedores receberam troféus, além de medalhas para os três primeiros colocados.

“Trata-se de um esporte urbano muito popular e nossos profissionais de Educação Física foram orientados a abordar a modalidade não só de forma procedimental, mas também trazendo o seu contexto histórico, social e ético”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.

O Torneio

Na Fundação CASA, o basquete 3×3 é palco da terceira edição do Torneio Estadual, que envolveu cerca de 620 adolescentes internados em 62 centros socioeducativos em todo o Estado de São Paulo.

A organização da etapa estadual está a cargo da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.

 

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP