Semana Move envolve mais de 2 mil adolescentes e servidores da CASA

Atividades físicas diversificadas, na proposta do SESC-SP, foram promovidas por profissionais de Educação Física em 63 centros socioeducativos

Yoga, esportes adaptados, gincanas, condicionamento físico e muitas outras atividades físicas variadas compuseram as 138 ações que os profissionais de Educação Física da Fundação CASA realizaram com 2.003 adolescentes em medida socioeducativa de internação e servidores, de 63 centros no Estado, durante a Semana Move 2021.

Com a proposta de realizar atividades físicas diferenciadas da rotina durante a semana de 24 a 26 de setembro, 1.782 jovens e 221 servidores deixaram o sedentarismo de lado, na proposta da Campanha Move Brasil, realizada pelo Serviço Social do Comércio de São Paulo (SESC/SP) e a organização International Sports and Culture Association (ISCA).

A iniciativa aconteceu em nove países da América Latina – incluindo o Brasil – e na Europa, entre os dias 18 e 26 de setembro. Também participaram empresas, instituições e pessoas, que mobilizaram suas comunidades contra o sedentarismo

Na Fundação CASA, a iniciativa foi organizada pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), que também compilou o balanço das atividades. “Foram muitas atividades diversificadas, o que deixou a Semana Move incrível aqui”, avalia a gerente da Gefesp, Janaína de Brito Asprino.

Agita Galera

Em agosto, a Gefesp também promoveu o Agita Galera na Fundação CASA, o programa das secretarias de Estado da Educação e da Saúde, em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), que propõe a prática de atividades físicas como forma de garantir a qualidade de vida.

Em 2021, de acordo com o balanço da Gerência, foram 3.034 adolescentes em medida socioeducativa de internação e servidores participantes – 2.387 jovens e 653 funcionários –, de 79 centros socioeducativos no Estado. Os profissionais de Educação Física da Instituição aplicaram 255 atividades diferenciadas da rotina.