Semana de Práticas Restaurativas apresenta a educação para consciência responsável

Na palestra desta quarta (28), às 14h, a pedagoga Flávia Martins correlaciona o meio de solução de conflitos e a responsabilização

 

A prática restaurativa pode ser um meio de educação para a consciência responsável e, nesse contexto, a escola se torna um espaço de reparação de danos.

Sob esse enfoque, a pedagoga Flávia Martins, assessora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Campinas, palestra para os servidores nesta quarta-feira (28), às 14h, no terceiro debate da I Semana de Práticas Restaurativas da Fundação CASA. Flávia é mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida.

A transmissão é por meio da plataforma Microsoft Teams. O link já está disponível na Intranet Fundação CASA. Até sexta-feira (30), os servidores contam com palestras virtuais com especialistas em justiça e práticas restaurativas. O evento teve início na última segunda-feira (26).

O objetivo é mostrar como a prática restaurativa, como meio de solução de conflitos, pode ser utilizada na socioeducação. A organização do evento é da Universidade Corporativa da Fundação CASA (UNICASA), da Superintendência de Saúde e da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS).

Programação

Na quinta-feira (29), a diretora do CASA de Semiliberdade de São José do Rio Preto, Claudia Regina Mendonça, discute a construção dos círculos de paz no contexto do atendimento socioeducativo. Há cerca de 11 anos a gestora estuda as práticas restaurativas, sendo que sua imersão nessa área começou com os Educadores da Paz e Gestores da Paz em Araçatuba.

Já no quinto e último encontro, na sexta-feira (30), o juiz Fernão Pompeo de Camargo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) traça o panorama dos avanços e desafios das práticas restaurativas. Coordenador substituto do Centro de Justiça Restaurativa da Justiça Federal de São Paulo (Cejure), o juiz traz reflexões sobre a justiça restaurativa e suas contribuições para a construção de novos paradigmas nas relações sociais.

Discussões ocorridas

Na abertura da I Semana de Práticas Restaurativas, a pedagoga Vivi Tuppy, pós-graduada em Psicologia Educacional, traçou o panorama conceitual do tema. Servidor, assista à integra do debate pelo CASAPlay, na Intranet Fundação CASA.

Com experiência como coordenadora dos programas Educadores da Paz e Gestores da Paz na cidade de Araçatuba, a pedagoga discutiu formas de uso das práticas no contexto socioeducativo, como uma ferramenta que utiliza a o diálogo e a comunicação não-violenta.

Nesta terça-feira (27), a psicóloga Marisa Hatsue Shimizu, da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo, discutiu a humanização na saúde e as formas de valorização das dimensões subjetiva e coletiva no atendimento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi a segunda palestra virtual da I Semana de Práticas Restaurativas da Fundação CASA. Marisa Hatsue Shimizu é especialista em Gestão Pública em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Servidor, assista à integra do debate pelo CASAPlay, na Intranet Fundação CASA.

Compartilhe esta notícia:

Governo do Estado de SP