Secretário da Justiça visita centros socioeducativos em Sorocaba

Fernando José da Costa, também presidente da Fundação CASA, acompanhou rotina pedagógica, após a vacinação dos adolescentes e queda no atendimento

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, visitou nesta sexta-feira (12) os centros socioeducativos da cidade de Sorocaba. O foco foi observar o andamento do atendimento aos adolescentes na Instituição, após a vacinação contra a Covid-19, com agenda pedagógica com atividades presenciais, que ficaram restritas durante o período mais agudo da pandemia.

Nos últimos cinco anos, o número de adolescentes internados nos quatro centros socioeducativos de Sorocaba caiu de 288, em outubro de 2016, para 179 jovens em novembro de 2021. A queda segue a tendência estadual.

Durante a visita, o secretário da Justiça conversou com os adolescentes e servidores e acompanhou as atividades realizados nos CASAs. Fernando José da Costa ainda conferiu o andamento das obras das reformas já iniciadas nos centros socioeducativos da cidade, além de observar a efetividade da implementação do circuito fechado de TV (CFTV).

“Vamos reformar todos os centros do Estado de São Paulo, uma determinação do Governador João Doria, que apoiou com o investimento de mais de R$ 100 milhões para reformas hidráulica, elétrica e de pintura”, explicou o secretário da Justiça.

Os centros socioeducativos do município também estão no programa de inclusão digital dos adolescentes que a Instituição promove, com a aquisição de 3.200 tablets e 600 smart TVs de 55 polegadas, para serem usados em atividades pedagógicas, como cursos de ensino a distância, visitas virtuais a museus, dentre outros.

“Cerca de 90% dos adolescentes atendidos em Sorocaba foram vacinados contra a Covid-19, o que nos permite retornar paulatinamente à rotina normal de antes do início da pandemia”, avaliou Oswaldo Caetano Júnior, diretor da Divisão Regional Sudoeste (DRS), da Fundação CASA, administração localizada da Instituição responsável por supervisionar o atendimento em Sorocaba.

Nos centros de Sorocaba, 84,3% dos adolescentes receberam, pelo menos, a primeira dose das vacinas contra a Covid, o que corresponde a 151 adolescentes. Os outros 28 jovens restantes aguardam para serem imunizados, pois acabaram de ingressar no sistema socioeducativo.

Retorno das atividades presenciais

Na última quinta-feira (11/11), os jovens do CASA Sorocaba I estiveram na cidade de Iaras para disputar a Etapa Regional do X Torneio de Futsal da Instituição. O time sorocabano sagrou-se vice-campeão da etapa, trazendo para a cidade um troféu e medalhas.

O X Torneio de Futsal da Fundação CASA foi a primeira atividade pedagógica coletiva e presencial realizada, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus, após mais de 20 meses de decretação da pandemia de Covid-19.

A realização desse evento só foi possível devido ao índice alcançado pelo programa de imunização implantado pelo Governador João Doria no Estado.