Secretário da Justiça vai a centros de Rio Preto, Mirassol e Lins

Fernando José da Costa dialogou com autoridades da região sobre pós-medida e inserção dos adolescentes atendidos no mercado de trabalho

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, visitou nesta quinta-feira (17), acompanhado de autoridades locais e regionais, cinco centros socioeducativos da Fundação CASA localizados nas cidades de São José do Rio Preto, Mirassol e Lins.

O objetivo foi discutir a importância tanto da implementação do programa de pós-medida socioeducativa nos municípios, quanto da inserção dos adolescentes atendidos no mercado de trabalho por meio do Programa Minha Oportunidade.

Em Rio Preto, o secretário da Justiça visitou o CASA São José do Rio Preto, onde assinou o Termo de Cooperação com o município de Votuporanga, representado pela secretária Muncipal de Assistência Social, Meire Regina de Azevedo, para implementar o programa de Pós-Medida, aprimorando o trabalho já existente no município.

“Na Fundação CASA, nós temos que olhar pelo jovem enquanto estão cumprindo a medida socioeducativa, mas é importante que, depois que ele sair, o Poder Público oriente psicologicamente esse jovem e de oportunidade de uma vida nova com emprego e capacitação”, explicou o secretário da Justiça, Fernando José da Costa.

O Programa de Pós-Medida é uma importante política pública que acompanha adolescentes e jovens egressos da internação, semiliberdade e internação provisória na Fundação CASA, criando uma ponte com o mercado de trabalho, procurando evitar a reincidência em atos infracionais.

Entre as autoridades que acompanharam a visitação estiveram Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto; Orlando Bolçone, vice-prefeito de Rio Preto; Silvia Almeida, secretária de Assistência Social de Santa Fé do Sul; Evandro Pelarin, juiz da Infância e Juventude; André Luís de Souza, promotor de Justiça da Infância e Juventude; Renata Sanches Guerzoni, promotora de Justiça da Infância e Juventude; e Luciano Castrequini Bufulin, defensor Público.

Após a visita e assinatura, o secretário da Justiça, acompanhado do prefeito e do vice-prefeito de Rio Preto, conheceram as instalações do CASA de Semiliberdade de São José do Rio Preto.

Depois, na cidade vizinha, em Mirassol, Fernando José da Costa, acompanhado do prefeito de Mirassol, Dr. Edson, e do diretor de Ação Social do município, Eder Pinhabel, visitaram o CASA Alexandre Thomé de Souza.

À tarde, foi a vez dos CASAs Rio Dourado e Vitória Régia, em Lins, receberem o secretário da Justiça, ao lado do vice-prefeito de Lins, André Luiz Previato e autoridades da região.

Entre os participantes, estiveram Toninho Maia, prefeito de Getulina; Bruno Floriano, prefeito de Guaiçara; João Carlos dos Santos, prefeito de Garça; Taís Contieri, prefeita de Cafelândia; Elizabeth de Melo, vice-Prefeita de Cafelândia; Márcia Helena; prefeita de Guaimbê; Hélide Maria Parrera, secretária de Assistência Social de Garça; Mário Simões de Souza, secretário Municipal de Assistência Social de Cafelândia; Rita de Cassia, secretária Municipal Assistência Social de Lins; Silvia Cardoso, secretária de Saúde de Lins; Luciano Brunetto Beltran, juiz da Justiça da Infância e Juventude; Aline Delbem, defensora Pública; e Rogério Luiz de Melo, Comandante do 44º Batalhão da Polícia Militar.

“Acompanhamos os investimentos que foram feitos pelo Governador, João Doria e o vice-Governador, Rodrigo Garcia, em todos os centros da Fundação CASA, em especial em São José do Rio Preto, Mirassol e Lins, que visitamos”, afirmou o secretário da Justiça.

“Com as reformas, tivemos um ganho de salubridade nas salas de atendimento, nas visitas virtuais, nas salas de teleaudiência, além da informatização e agradecemos”, disse a diretora da Divisão Regional Oeste (DRO), Andrea Thomaz de Almeida, que acompanhou as visitas.

“Tínhamos centros sem reformas há mais de 20 anos”, completou a diretora da Regional responsável pela supervisão dos centros socioeducativos.