Secretário da Justiça, deputada estadual e representante do Unicef visitam CASA Itaquera

Fernando José da Costa, Marina Helou e Adriana Alvarenga conferiram o funcionamento da internação no centro socioeducativo

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, visitou na manhã da última quinta-feira (29) o CASA Itaquera, centro socioeducativo localizado na Zona Leste da capital paulista, acompanhado da deputada estadual Marina Helou e de Adriana Alvarenga, coordenadora do escritório em São Paulo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Na visitação, o secretário, a deputada e a coordenadora conheceram as instalações, conversaram com adolescentes em atendimento e servidores e conferiram a agenda pedagógica do dia, aplicada aos jovens em privação de liberdade.

“O CASA Itaquera tem capacidade para 80 jovens e está com 54 em atendimento, o que significa que não está na ocupação máxima nem deste centro, nem dos outros 123 existentes no Estado de São Paulo”, explicou o secretário da Justiça.

“No Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, temos a clareza de que, tudo o que for possível fazer para prevenir o homicídio e garantir que os adolescentes tenham seus direitos sejam respeitados precisa ser feito. A Fundação CASA é um mecanismo fundamental nessa equação”, avaliou a deputada Marina Helou.

O Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CPPHA) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), do Unicef e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, cujo objetivo é reduzir o número de mortes violentas de crianças e adolescentes, a partir do desenvolvimento de políticas intersetoriais de prevenção à violência.

“Aqui dentro a gente encontra também uma porção de sonhos, de ideais que esses meninos têm para voltar a ser parte da sociedade e que precisam de oportunidades”, analisou Adriana Alvarenga, do Unicef.

“Tanto o trabalho socioeducativo realizado dentro da Fundação CASA quanto o que vem depois (do cumprimento da medida socioeducativa) são importantes para que os jovens continuem estudando, encontrem oportunidade de trabalho e se desenvolvam plenamente”, completou Adriana.

Ainda participaram da visitação o gerente de Projetos de Proteção à Infância no Unicef Brasil, Raniere Pontes, e os assessores parlamentares da deputada estadual, Maria Carolina Schlittler, Thalita Nascimento e Yuri Carvalho, além da diretora da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), Magali Rainato. A DRMSE é responsável pela supervisão do CASA Itaquera.