Secretário da Justiça conhece centros socioeducativos em Guarulhos

Fernando José da Costa, também presidente da Fundação CASA, acompanhou a rotina pedagógica; vacinação dos jovens permitiu retorno das atividades presenciais

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, visitou nesta quarta-feira (17) os três centros socioeducativos que a Instituição mantém na cidade de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo – CASAs Guarulhos, Guayí e Serra da Cantareira.

Fernando José da Costa observou o empenho dos servidores em readaptar a rotina da execução da medida socioeducativa de internação e do programa de internação provisória, após a retomada das atividades presenciais, possíveis depois de os adolescentes serem vacinados contra a Covid-19.

“Aqui encontrei iniciativas adotadas pela divisão regional que quero ver replicadas em todos os centros da Fundação CASA, como o quadro diário com os servidores do plantão e a apresentação, também em quadro, da equipe de referência de cada adolescente, para que ele e a família tenham transparência”, afirmou Fernando José da Costa.

O secretário da Justiça também avaliou a atenção prestada aos adolescentes no momento em que a Fundação CASA registra ainda mais queda no número de internações. Nos últimos anos, o número de atendimentos na Fundação CASA tem caído e Guarulhos segue a tendência.

Em 2018, por exemplo, eram 7.625 adolescentes em atendimento em toda a Instituição. Ontem (16), o índice foi de 5.033 jovens em internação, semiliberdade, internação provisória, internação sanção e atendimento inicial. Isso representa a ocupação de 66% das 7.590 vagas existentes.

Em Guarulhos, em 31 de outubro de 2016, os três centros socioeducativos atendiam a 187 jovens, sendo a capacidade local para 192 vagas – uma taxa de ocupação de 97,4%. Ontem eram 125 adolescentes em atenção, o que significa uma ocupação de 65,1% – uma queda de mais de 30 pontos percentuais.

Durante a visita, Fernando José da Costa conversou com os adolescentes e servidores, além de acompanhar a rotina desportiva, de saúde e psicossocial.

Dentre os centros socioeducativos no município, apenas um dos 125 jovens atendidos, internado no CASA Guarulhos, ainda não tomou nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19, por ter sido recentemente transferido da internação provisória. Ao menos 95 adolescentes já receberam as duas doses do imunizante e os outros a primeira dose. As vacinações nos centros socioeducativos acontecem desde agosto com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aracília.

Atividades presenciais e vacinação

Os adolescentes atendidos nos CASAs Guayí e Guarulhos já participaram da primeira atividade pedagógica presencial e coletiva desde a decretação da pandemia de Covid-19 há 20 meses, o X Torneio de Futsal da Fundação CASA.

No dia 11/11, as equipes desses centros socioeducativos conquistaram, respectivamente, o vice-campeonato e quarta colocação da etapa regional, que reuniu os centros socioeducativos supervisionados pela Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP), trazendo as medalhas para a cidade.

O X Torneio de Futsal da Fundação CASA acontece até o final de novembro, com todos os cuidados ainda necessários para evitar a propagação do novo coronavírus.

O evento acontece devido ao índice alcançado pelo programa de imunização implantado pelo Governador João Doria no Estado.