Secretário da Justiça acompanha vacinação contra Covid-19 de jovens internados na capital
Imunização de mais de 1,3 mil adolescentes da Fundação CASA começou nesta terça (24) no Complexo do Brás e ocorrerá em 27 centros socioeducativos na cidade
O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, acompanhou, nesta terça-feira (24), o início da vacinação contra a Covid-19 de 1.359 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação ou estão em programa de internação provisória ou internação sanção em 27 centros socioeducativos na cidade de São Paulo.
A imunização começou pelo Complexo do Brás, onde 100 jovens, de dois grupos, receberam o imunizante: um grupo com idade igual ou acima de 18 anos; e outro com idade inferior a 18 anos e que possui comorbidades.
Segundo o secretário da Justiça, a previsão é que todos esses adolescentes e jovens sejam vacinados até o dia 02 de setembro. Para Fernando José da Costa, a vacinação dos adolescentes é um marco.
“O início da imunização desses jovens em São Paulo é mais uma etapa no combate à pandemia e resulta de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo, da Fundação CASA e da Secretaria da Saúde do Estado com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde”, explica Fernando José da Costa.
“A determinação do Governador João Doria é que tenhamos um olhar especial para os jovens que precisam de uma atenção especial do Estado, assim como os servidores”, completa o secretário da Justiça.
A vacinação dos adolescentes internados ocorre por intermédio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nessa articulação, os enfermeiros da rede municipal são responsáveis pela aplicação dos imunizantes, sendo acompanhados e orientados pelas equipes de saúde das Unidades de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (UAISA) da Fundação CASA.
A Instituição segue o calendário local de imunização, respeitando a ordem estabelecida pelos planos estadual e nacional de imunização contra o novo coronavírus, inclusive naquilo que se destina a pessoas privadas de liberdade.
Os funcionários da Fundação CASA receberam a vacina contra a Covid-19 seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI), sendo imunizados no grupo de prioridade para a segurança.
Programação
Nesta quarta-feira (25), a partir das 9h, 180 adolescentes, do sexo masculino, recebem o imunizante contra a Covid-19. Eles cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Itaquera (Zona Leste) e Jardim São Luiz I e II (Zona Sul).