Secretaria da Justiça e Fundação CASA participam do I Congresso do Fórum Nacional da Infância e da Juventude

Na abertura, uma adolescente internada no CASA Chiquinha Gonzaga cantou o hino nacional

Na manhã da última sexta-feira (19/5), o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto, participou do painel “O futuro das políticas públicas para a infância e adolescência”, durante o I Congresso do Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça (FONINJ), na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo.

Na abertura, uma adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Chiquinha Gonzaga, na capital paulista, cantou o hino nacional brasileiro.

Na plateia, dentre os participantes do Fórum, o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, acompanhou a performance da jovem e as discussões. Também compareceram ao Fórum a chefe de Gabinete, Ana Paula Ribeiro; a diretora de Gestão e Articulação Regional (DGAR), Ivanete de Oliveira Gonçalves; a coordenadora da Assessoria Especial de Política Socioeducativa (AEPS), Maria de Fátima Brandão; e a superintendente de Saúde, Maria Angélica Alves da Silva.

Com o tema central “Direitos de crianças e adolescentes: por que são prioridade absoluta e responsabilidade de todos?”, o Congresso, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo e a EPM, teve como objetivo debater diversos temas afetos à infância e juventude, tais como o princípio da prioridade absoluta, o futuro das políticas públicas para a infância e juventude, o direito das crianças e jovens à participação e escuta, entre outros.

Durante o painel, o secretário Fábio Prieto parabenizou a realização do evento e destacou o trabalho desenvolvido pela Fundação Casa com os adolescentes. “Temos em São Paulo um dos melhores equipamentos de cumprimento de medidas socioeducativas do mundo. Os jovens têm acesso à educação, atividades esportivas, atendimento médico e odontologia, além de acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. Nosso compromisso é seguir oferecendo um atendimento de excelência e cada vez melhor. Esperamos também que o número de reincidências diminua ainda mais nos próximos anos.”

Participaram da conferência o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a secretária Nacional de Cuidados e Família, Laís Wendel Abramo; e o presidente do FONINJ, conselheiro Richard Pae Kim.

No evento houve o lançamento do Manual sobre entrega Voluntária e da Carta do Congresso e o encerrou com a palestra da presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministra Rosa Weber.