Roteiristas e atrizes da série Sintonia conversam com jovens internadas no CASA Bom Retiro

Bate-papo foi focado em apresentar como funciona uma produção audiovisual e como é o mercado de trabalho na área

Desde o tema do seriado, passando pela construção do roteiro e a produção até chegar à gravação com os atores, edição e, por fim, a disponibilização em plataforma on-line, as adolescentes em internação no CASA Feminino Bom Retiro, na capital paulista, tiveram um bate-papo aprofundado sobre os bastidores da produção da série de streaming “Sintonia”, criada em 2019 e disponibilizada pela Netflix.

O diálogo de quase duas horas e meia, com foco em apresentar o mercado de trabalho na área de audiovisual, aconteceu na última sexta-feira (29/04) no centro socioeducativo e envolveu os roteiristas da série, Duda de Almeida, Janaína Fischer e Toni C, e parte do elenco: Júlia Yamaguchi, a Scheyla; Rosana Maris, a Jussara; e Bruna Mascarenhas, a Ritinha.

A iniciativa foi realizada pelo Instituto Mundo Aflora, organização social parceira do centro socioeducativo, dentro do programa “De Olho nos Talentos”, idealizado pelo Instituto com a meta de proporcionar conhecimento às jovens sobre diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho.

No bate-papo também estiveram as coordenadoras do programa Aflora Mundão, do Instituto: Gabriela Latorraca, Stella Ottengy e Helena Bretos.

Roteiristas e atrizes mostraram um panorama sobre o processo produtivo de um seriado para televisão ou streaming (com transmissão pela internet), as profissões envolvidas e a qualificação necessária para se atuar no mercado de audiovisual.

“Incentivar o contato do adolescente em privação de liberdade com profissionais que atuam no mercado de trabalho, utilizando suas histórias como exemplos de outras vidas, só colabora no processo reflexivo da jovem em internação para que procure traçar um futuro longe da criminalidade”, avaliou o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Segundo o diretor do CASA Feminino Bom Retiro, Rodinei Santos da Cruz, a atividade gerou muito impacto sobre as jovens em internação, pois muitas delas assistem ao seriado.

“As adolescentes ficaram deslumbradas! O diálogo se deu na mesma linguagem e a equipe do seriado trouxe questões que refletem o cotidiano delas, como os conflitos familiares e o envolvimento das personagens com a criminalidade”, disse o diretor do centro socioeducativo.

“Quisemos prover uma troca entre as vivências e experiências pessoais dos atores e roteiristas e as jovens, provocando-as a descobrir novos lugares possíveis de trabalho”, explicou Gabriela Latorraca, do Instituto Mundo Aflora.

O Sintonia é um seriado que retrata um pouco do cotidiano de três amigos que moram na favela – Doni (MC Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Ritinha (Bruna Mascarenhas) – a partir de três elementos que marcam o imaginário social sobre a periferia: o funk, a religião e o crime.