Roda de conversa estimula reflexão dos jovens sobre competitividade na Fundação CASA de Irapuru
Atividade reúne adolescentes do CASA Irapuru I para discutir os impactos da competição na vida pessoal e social

Na última sexta-feira (21/02), adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação CASA Irapuru I participaram de uma roda de conversa sobre competitividade e seus impactos na vida pessoal e social. A atividade foi conduzida pelo profissional de educação física Vinicius Assis e pelas assistentes sociais Inês Lima e Simone dos Santos Lima, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências.
O encontro foi estruturado em três momentos: primeiro, a exibição de um vídeo abordou os desafios e consequências da competição no dia a dia. Em seguida, uma dinâmica em grupo incentivou a interação prática entre os participantes, reforçando a importância do equilíbrio entre competir e colaborar. Por fim, um momento de escuta permitiu que os jovens compartilhassem suas vivências e reflexões em um ambiente acolhedor.
Para a coordenadora pedagógica do CASA Irapuru I, Nancy Maria Mendonça da Silva, “trabalhar temas como a competitividade de forma reflexiva é essencial para o desenvolvimento dos adolescentes. Nosso objetivo é mostrar que competir faz parte da vida, mas deve estar aliado ao respeito e à cooperação. A troca de experiências proporcionada pela atividade fortalece valores que eles levarão para vida”.
“Atividades como essa contribuem para que eles reflitam sobre suas atitudes e desenvolvam habilidades para a vida em sociedade, reforçando o compromisso da instituição com a ressocialização e o fortalecimento de valores positivos”, reforçou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.