Québec investe para jovens da Fundação CASA se capacitarem em profissões do futuro

Ministra de Relações Internacionais e Francofonia do Québec doa valor revertido na inclusão digital de jovens da Fundação CASA

 

Para colaborar na capacitação profissional de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na Fundação CASA na área de tecnologia, a ministra de Relações Internacionais e Francofonia, Nadine Girault, em nome do Governo do Québec (Canadá), com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Governo do Estado de São Paulo, investiu 10 mil dólares canadenses (aproximadamente R$ 46 mil) na Instituição.

O montante foi revertido em recursos tecnológicos usados nas aulas dos jovens, também com foco no mercado de trabalho digital. A iniciativa resulta de um acordo de subsídio, o “Inclusão CASA-Québec”, assinado no primeiro semestre deste ano pelo diretor do Escritório do Québec em São Paulo, Jason Naud, representante do Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia.

Por meio de licitação – e com contrapartida de cerca de R$ 6,5 mil da Fundação CASA – o investimento permitiu a compra de 239 webcams, 239 pentes de memória e 200 discos SSD.

Isso significou deixar 239 computadores (desktops) dos laboratórios de informática de 25 centros de internação no Estado de São Paulo aperfeiçoados para o multiuso, como em novos cursos de tecnologia. Todas as salas de informática dos centros de internação da Fundação CASA possuem acesso à internet banda larga.

“A doação colabora diretamente na revolução tecnológica que a Fundação CASA passa, com seu projeto de inclusão digital, apoiado pelo Governador João Dória e pelo vice-Governador Rodrigo Garcia. Ainda contamos com a aquisição de 3.200 tablets e 661 smart TVs de 55 polegadas conectadas à internet”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“Os equipamentos serão usados nas formações dos jovens, com acesso a cursos a distância, aulas de língua estrangeira, bibliotecas digitais e muito mais. A indústria 4.0 é o presente e o futuro do mercado de trabalho”, completa o secretário da Justiça.

O acordo entre o Governo do Québec e a Fundação CASA prevê ainda o Escritório do Québec em São Paulo apresentar a indústria de tecnologia e games da Província aos adolescentes.

De acordo com Jason Naud, Diretor do Escritório do Québec em São Paulo, “o Governo do Québec tem o orgulho de apoiar a Fundação CASA neste projeto de inclusão digital para jovens brasileiros. A juventude é uma linha estruturante de intervenção na ação internacional quebqueqense”. Com sede em São Paulo desde 2008, o Escritório do Québec trabalha, segundo o seu Diretor, “em estreita colaboração com as autoridades governamentais locais para desenvolver e fortalecer a colaboração econômica, cultural e institucional entre as duas regiões, principalmente em termos de Tecnologia e Inovação”.

Para o secretário de Relações Internacionais de São Paulo, Julio Serson, a iniciativa do Governo do Québec foi de extrema importância e marca a possibilidade de concretização de parcerias futuras. “A cooperação entre o Estado de São Paulo e o Québec é de longa data e tem resultados concretos, em diversas áreas. Ao intermediarmos a relação com a Fundação CASA e a Secretaria da Justiça e Cidadania, percebemos que há viabilidade para desenvolvermos muitas outras ações em benefício dos nossos jovens”, afirma.

Em funcionamento

Os computadores aprimorados com a doação já estão em uso, por exemplo, por adolescentes do CASA Mário Covas, no Complexo da Vila Maria, em São Paulo. Os rapazes, que cursam o Ensino Médio da rede estadual dentro do centro socioeducativo, participam do curso de Marketing Digital e vendas em redes sociais, um piloto de formação profissional do Novotec Expresso na Fundação CASA.

O Novotec Expresso é uma das opções de curso técnico integrado ao Ensino Médio, destinado aos alunos das escolas públicas estaduais. Na Fundação CASA, a educação escolar ocorre em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, seguindo o conteúdo programático e calendário da rede geral e com professores destinados à Instituição.

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