Quase 400 jovens e servidores da Fundação CASA participarão da escolha do próximo prefeito da capital no domingo (27)
TRE-SP instalará oito seções eleitorais para atender a 392 adolescentes e servidores inscritos para votar nas eleições municipais
O próximo domingo, 27 de outubro, será um dia importante para o futuro da maior cidade da América Latina. Cerca de 392 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e servidores da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) terão a oportunidade de exercer seu direito de voto e escolher o próximo prefeito da capital paulista no segundo turno das eleições municipais, em oito seções eleitorais especiais preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
As seções serão instaladas no Complexo do Brás e em unidades da Fundação CASA na zona Leste, como os CASAs São Paulo, Chiquinha Gonzaga e Itaquera; na zona Oeste, como o CASA Vila Leopoldina; e na zona Norte, como o CASA Pirituba, além dos centros socioeducativos localizados na região da Vila Maria: João do Pulo, Ouro Preto, Nova Vida e Paulista.
Ao todo, 481 eleitores da Fundação CASA foram alistados pelo TRE-SP para participar do segundo turno em 11 seções eleitorais espalhadas por três municípios do Estado de São Paulo. A maioria dos votantes é composta por adolescentes e jovens de até 21 anos, além de 25 servidores e mesários. Para adolescentes entre 16 e 17 anos, o voto é facultativo, enquanto para jovens entre 18 e 20 anos, o voto é obrigatório, conforme determina a Constituição Federal.
Cidadania em foco: o impacto do voto
Desde 2010, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Fundação CASA têm promovido o direito ao voto para jovens em privação de liberdade, assegurado pela Resolução nº 23.736.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, reforça a importância dessa oportunidade para os adolescentes: “Mais do que um direito humano, o voto é um passo fundamental no processo de reintegração social desses jovens, permitindo que participem ativamente do exercício da cidadania”.
Para garantir que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto, a Fundação CASA mobilizou suas equipes multiprofissionais e também organizou justificativas eleitorais para aqueles que não poderão comparecer presencialmente.
Visita familiar semanal antecipada
Devido à realização do segundo turno, a visitação familiar semanal foi antecipada para o sábado, 26 de outubro, em alguns centros da capital onde haverá seções eleitorais. No CASA Itaquera, por exemplo, as visitas ocorrerão das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Já no CASA Nova Vida, a visita acontecerá das 13h às 17h, enquanto nos CASAs Juquiá e Rio Turiassu será das 13h30 às 17h30.
Embora no CASA Itaparica não haja seção eleitoral, a visita familiar também foi antecipada para o sábado, das 8h às 12h.